CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Envie seu pedido de informação ou entrevista, com prazo, para
imprensa@soudapaz.org


    NOTÍCIAS

    Unlirec e Sou da Paz realizam webinário sobre armas de fogo em escolas na América Latina e Caribe

    17 de setembro de 2020 às 01:07

    Nos últimos anos, em alguns países da América Latina e do Caribe, a presença e a utilização de armas nas escolas têm sido cada vez mais noticiados nos meios de comunicação. Entre as expressões que este fenômeno assumiu nos países da região, é possível identificar casos de armas encontradas dentro das escolas; estudantes que trazem armas para as escolas; estudantes armados que ameaçam e intimidam os seus colegas e professores; feridos e mortos em tiroteios intencionais e acidentais dentro das escolas, entre outros.

    No caso do Brasil, este é um fenômeno que tem estado presente nos últimos anos. Em 2015, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 2,1% dos estudantes frequentaram a escola com uma arma de fogo¹.

    No mesmo ano, a Avaliação Nacional do Desempenho Escolar (Prova-Brasil) relatou que mais de 2000 professores indicaram que os alunos frequentavam salas de aula com armas de fogo².

    Tendo havido casos trágicos de violência armada, tais como os tiroteios que tiveram lugar dentro de algumas escolas nos últimos anos.

    Neste contexto e tendo em conta os desafios colocados pela presença e uso de armas de fogo nas escolas dos países da região, o Centro Regional das Nações Unidas para a Paz, o Desarme e o Desenvolvimento na América Latina e Caribe (UNLIREC) e o Instituto Sou da Paz realizam no dia 30 de setembro, às 17h, um webinar com o objetivo de refletir sobre as manifestações e impactos deste fenômeno.

    Será lançado no Brasil o recente estudo regional realizado pela UNLIREC sobre armas de fogo nas escolas da América Latina e Caribe, com a apresentação de suas conclusões mais relevantes. Esta visão regional será complementada com uma visão nacional e local das expressões, impactos e desafios deste fenômeno no Brasil nos últimos anos. E, algumas iniciativas e recomendações serão partilhadas para reforçar o tratamento dado a este problema a partir de diferentes esferas.

    Destinado a: O evento é aberto ao público em geral, mas destina-se principalmente a representantes dos setores da educação, segurança pública, e controle de armas, bem como organizações da sociedade civil,
    especialistas, e outros públicos interessados nos tópicos a serem discutidos neste webinar.

    Este evento está de acordo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com a Agenda para o Desarmamento do Secretário-Geral das Nações Unidas “Assegurando nosso Futuro Comum” e a Resolução 2250 do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre Juventude, Paz e Segurança, entre outros quadros internacionais.

    1 Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2015). Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Brasil.
    2 Agência Brasil (2017). Prova Brasil: mais de 22 mil professores ameaçados por estudantes.

    Clique aqui para acessar o documento com a programação do evento.

    Para se inscrever, clique aqui.

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações