CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Envie seu pedido de informação ou entrevista, com prazo, para
imprensa@soudapaz.org


    NOTÍCIAS

    Parceria entre Sou da Paz e Polícia Federal irá auxiliar no combate ao tráfico de armas e munições no país 

    23 de fevereiro de 2024 às 03:59

    Instituto Sou da Paz irá colaborar com o Centro Nacional de Rastreamento de Armas da PF para a agilizar a análise de laudos de armas apreendidas e o rastreamento de origem dessas armas  

    O Instituto Sou da Paz e a Polícia Federal firmaram uma parceria histórica que irá contribuir no combate ao tráfico de armas e munições e no controle dos arsenais retirados do crime. Um acordo de cooperação técnica com a PF tem como objetivo  desenvolver ações de otimização da análise de laudos e do processo de rastreamento de origem das armas de fogo apreendidas pelas polícias estaduais e federal, contribuindo, assim, para a geração de dados estratégicos e para a repressão ao tráfico de armas no Brasil. O documento foi assinado pela diretora-executiva da organização, Carolina Ricardo, e pelo diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, nesta última quarta-feira (21). 

    A diretora-executiva ,Carolina Ricardo, do Instituto Sou da Paz e o diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues

    Durante os 24 meses do acordo, o Sou da Paz irá contribuir com a digitalização de laudos de casos que não envolvem segredo de justiça, com a organização de planilhas de apreensões e com a identificação de necessidades que possam ser atendidas por um sistema de apoio aos processos de trabalho do Centro Nacional de Rastreamento de Armas da Polícia Federal. A parceria não envolve repasse de dinheiro público. 

    “Valorizamos a integração da sociedade civil e o governo para melhorar as políticas de segurança pública e o controle de armas. O Instituto Sou da Paz inaugura essa parceria inédita para fortalecer o Centro Nacional de Rastreamento de Armas e também ajudar no aprimoramento da capacidade da PF em fazer análises das armas apreendidas, o que contribui para a retirada de armamentos ilegais de circulação, para a maior responsabilização de casos de tráfico de armas e para a prevenção da violência armada”, comenta Carolina Ricardo, diretora-executiva do Sou da Paz.O Instituto Sou da Paz atua em diversas frentes para o fortalecimento de políticas de controle de armas. Na realização de análises sobre de armas apreendidas, somamos mais de dez anos de experiência desde o primeiro relatório de perfil de armas apreendidas em São Paulo lançado em 2013, seguido de dezenas de outras parcerias com órgãos públicos e análises aprofundadas.

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações