CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Envie seu pedido de informação ou entrevista, com prazo, para
imprensa@soudapaz.org


    NOTÍCIAS

    “Comunidades Vivas”: leia as reportagens resultantes do programa em parceria com a Ponte Jornalismo

    28 de novembro de 2023 às 03:50

    Após contemplar cinco comunicadores independentes, está no ar a última reportagem do programa de microbolsas “Comunidades Vivas”, realizado pelo Instituto Sou da Paz em parceria com a Ponte Jornalismo com o objetivo de dar visibilidade a soluções e boas práticas que melhoram a segurança em territórios vulnerabilizados. O programa recebeu inscrições de 41 jornalistas de todo o país que apresentaram propostas, analisadas pelas equipes do Sou da Paz e da Ponte, escolhidas  com base em critérios como relevância da iniciativa abordada e comprometimento com os direitos humanos.

    Lançado em abril deste ano, o programa ofereceu a cada ganhador uma bolsa de R$ 2.800 para auxiliá-los na produção  de suas reportagens. Os contemplados tiveram acompanhamento dos editores da Ponte e especialistas do Instituto Sou da Paz durante o processo. As cinco reportagens foram publicadas na íntegra nos sites do Instituto Sou da Paz e da Ponte Jornalismo e compartilhadas nas redes sociais das organizações parceiras. Confira cada uma delas:

    Em nome de todas as fés: iniciativa em AL promove respeito às religiões de matriz africana

    Escrita por Jean Albuquerque, a reportagem expõe a intolerância religiosa existente no estado de Alagoas, e que vem crescendo no decorrer dos anos, afetando principalmente pessoas pretas praticantes de religiões de matrizes africanas. A reportagem traz dados de intolerância religiosa no estado, obtidos via Lei de Acesso à Informação, e mostra a luta pelo direito à liberdade das pessoas poderem praticar a sua fé, com destaque para o projeto “Caravanas em Defesa da Liberdade Religiosa”, em parceria entre o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e a Defensoria Pública Estadual, que busca promover o respeito às religiões afro-brasileiras.

    Jovem de Expressão: desde 2007 mudando a vida da juventude da Ceilândia (DF)

    Na região administrativa mais populosa do Distrito Federal (DF), onde a taxa de ocorrência de crimes letais intencionais a cada cem mil habitantes, é maior que a média do Distrito Federal,  segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF). A repórter Giuliana Venus, apresenta um outro lado da comunidade que carrega uma história marcada pela participação popular e movimentos sociais. O Jovem de Expressão (JEX), programa que tem como missão diminuir a exposição dos jovens a situações de violência, é um dos protagonistas da reportagem. Por meio de incentivo à cultura periférica e dando acessibilidade a cursos de diversas áreas para os jovens, o JEX vem contribuindo para a diminuição da violência local, tornando-se referência em estratégias de redução do impacto da violência entre a juventude.

    A cara da dura: homens trans do RJ enfrentam o preconceito na hora do enquadro policial

    Abordagens policiais violentas são frequentes em nossa sociedade, principalmente quando quem é abordado é uma pessoa preta, mas e quando se trata da população LGBTI?  A reportagem de Rahzel Alec da Silva traz visibilidade para o preconceito e as violências que homens trans sofrem durante as abordagens policiais no Rio de Janeiro. Traçando um paralelo entre dois relatos de vítimas de abordagens violentas e transfóbicas, Rahzel evidência a luta da comunidade LGBTI por respeito, liberdade de orientação sexual e de identidade de gênero. A reportagem também destaca o Manual de Abordagem à População LGBTI por Agentes de Segurança Pública, criado em 2018 pela Renosp, Rede Nacional de Agentes de Segurança Pública LGBTI.

    ZNO Music reescreve a história do funk na Baixada Santista

     A partir da história de grandes nomes de representantes do funk na Baixada Santista, como o  MC Careca, Felipe Boladão, entre outros pioneiros do funk na baixada, a repórter Glória Maria conta a história da ZNO Music. A organização utiliza o funk como ferramenta no debate com a juventude e vem buscando se envolver na política institucional, em parceria com tomadores de decisão da Câmara de Santos. Após a perda de grandes parceiros do território, cresceu em Hugo Bento e Jonatan Nascimento a necessidade de envolver os jovens das comunidades nas artes urbanas, principalmente na música, com o intuito de afastar a juventude das ruas e da violência urbana. Nascia, dessa forma, a ZNO Music.

    No Pará, Territórios pela Paz reduz índice de criminalidade com ações de cidadania

    Criado pelo Governo do Estado do Pará em 2019, com o objetivo combater à violência em áreas vulneráveis da região metropolitana de Belém, o Projeto Territórios pela Paz (TerPaz) realiza serviços relacionados à cidadania e segurança pública em sete bairros periféricos do município. 

    Nessa reportagem, Cassio Miranda apresenta o projeto a partir dos relatos dos participantes que tiveram suas vidas impactadas pela iniciativa, além de dados sobre a segurança pública da região. Esses índices mostram a eficácia da ação, como é o caso do município de Marituba, que segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará (Segup), a taxa de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) caiu de 62% para 32%, após a implementação do programa. 

    Quer saber mais sobre o Programa “Comunidades Vivas” e outras produções de conteúdos e iniciativas do Instituto Sou da Paz? Acesse  nossas redes sociais Instagram | Facebook | Twitter/X | Linkedin

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações