CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Envie seu pedido de informação ou entrevista, com prazo, para
imprensa@soudapaz.org


    NOTÍCIAS

    Mais de 5 mil munições legais foram desviadas para o crime em 4 anos no ES, mostra Sou da Paz no primeiro Anuário da Segurança do estado

    17 de outubro de 2023 às 11:40

    Residência é principal local onde extravios ocorrem; análise a partir de boletins de ocorrência mostra dinâmica criminal e o perfil das munições desviadas do mercado legal para o ilegal e das munições apreendidas pelas polícias do Espírito Santo; conheça

    Um total de 5.394 unidades de munições legais foram roubadas, furtadas ou extraviadas para o mercado ilegal no Espírito Santo em 4 anos, mais especificamente, no período que abrange os anos de 2018 a junho de 2022. Os desvios de munições de origem legal para uso no crime aumentaram 54% no mesmo período e a residência é o local onde a maior parte dessas perdas acontecem: são 45% das ocorrências e 56% das munições desviadas. Esses e outros dados fazem parte de um levantamento inédito que o Instituto Sou da Paz realizou, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, e que consta da primeira edição do seu Anuário Estadual da Segurança Pública (acesse) na forma de um artigo inédito. Com o objetivo de promover a transparência e compilar de forma abrangente e detalhada essas informações, a publicação do Anuário segue os parâmetros já consolidados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública e fornece, não só estatísticas, mas séries históricas, comparativos e análises dos dados.

    O olhar em especial ao tema do desvio das munições apresentando na publicação visa gerar resultados como a identificação de rotas de contrabando e de canais de desvios (de arsenais privados ou públicos), auxiliar na identificação de autoria de crimes e evidenciar conexões entre ocorrências diferentes, em especial se combinado com a análise de descrições periciais mais detalhadas. 

    “O controle da circulação legal de munições e o combate ao seu tráfico são elementos fundamentais da prevenção e do combate à violência armada e ao crime organizado, mas seu estudo e combate ativo ainda são pouco praticados no Brasil”, analisa Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz. “Portanto, é de suma importância lembrar que o estado do Espírito Santo foi pioneiro ao adotar o Modelo Integrado de Controle de Armas, que é um dos poucos estados do país que tem delegacia especializada de combate ao tráfico de armas e munições e que a DESARME tem realizado operações importantes para retirar armas do crime”, conclui.

    O levantamento do Instituto Sou da Paz também mostrou que as munições da fabricante nacional CBC foram as mais desviadas no Espírito Santo: 88%. Apesar de serem as residências os locais da maioria dos desvios, as repartições públicas tiveram a maior média de quantidade de munições levadas: 101 unidades por ocorrência.

    A análise também se debruçou sobre o perfil de apreensões de munições, sendo que mais de 260 mil foram apreendidas de janeiro de 2018 a junho de 2022, um aumento de 15% em relação a 2018. Calibres de pistolas, revólveres e carabinas somam 3 de cada 4 apreensões. 

    Das 26 maiores ocorrências de apreensão, em apenas uma houve troca de tiros em confronto, o que pode indicar que operações mais planejadas, as que atingem maiores quantidades, tendem a ser mais eficazes e com menos violência. Dois grandes casos, entre eles o maior com mais de quatro mil munições, envolveram cumprimento de mandados em residências de pessoas com registro legal de armas, havendo ainda uma terceira grande ocorrência envolvendo fiscalização em clube de tiro. Destacaram-se também dois grandes casos envolvendo crimes ambientais.  

    A análise mostra, portanto, um retrato inédito e uma preocupante tendência de aumento das ocorrências tanto de desvio quanto de apreensão de munições, dados coerentes com informações qualitativas de policiais que afirmam perceber aumento na apreensão, inclusive de munições ainda em suas embalagens originais. A mudança no perfil das marcas de munições apreendidas, o aumento de casos envolvendo residências e a presença de grandes apreensões envolvendo pessoas com registro legal ou clube de tiro também sinalizam para a possibilidade de maior proximidade com o mercado legal, que teve normas de controle flexibilizadas entre 2019 e 2022. 

    Além de trazer o artigo do Instituto Sou da Paz, o Anuário é dividido em oito grupos temáticos: Mortes Violentas, Pessoas Desaparecidas, Violência Contra a Mulher, Crimes Contra o Patrimônio, Inovação da Gestão, Atenção à Saúde do Servidor, Armas e Munições e Observatório da Segurança Cidadã. Reúne dados consolidados referentes ao ano de 2022 sobre crimes, apreensões de armas, iniciativas de inovação, diagnósticos das condições de saúde dos servidores, ações e projetos de Segurança Cidadã. 

    Para acessar a íntegra do levantamento contido no Anuário Estadual de Segurança Pública do ES, clique aqui

    Para saber mais sobre a atuação conjunta do Instituto Sou da Paz com o governo do Espírito Santo, clique aqui

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações