CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Envie seu pedido de informação ou entrevista, com prazo, para
imprensa@soudapaz.org


    NOTÍCIAS

    Sou da Paz premia GCM que mais recolheram armas de fogo

    5 de dezembro de 2012 às 04:59

    A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e o Instituto Sou da Paz premiaram nesta sexta (7) as inspetorias da GCM (Guarda Civil Metropolitana) que mais receberam armas nos últimos três anos. No evento, realizado na sede da Prefeitura Municipal, também será apresentado um balanço da participação da GCM na Campanha do Desarmamento.

    A cidade de São Paulo, pela experiência adquirida na participação de outras campanhas, foi a primeira a assinar convênio com o Ministério da Justiça, permitindo a participação direta na Campanha do Desarmamento com a instalação de postos permanentes para recebimentos de armas e munições.

    A estrutura criada pelo município, entendendo o importante papel que a retirada de armas em circulação tem na redução de homicídios, permitiu que a Guarda Civil Metropolitana instalasse em São Paulo 34 postos, um em cada inspetoria. São mais postos do que existem em diversos Estados. Os números de recolhimentos de armas da GCM também impressionam, só durante a vigência da nova fase da Campanha, que iniciou em maio de 2011 esta instituição recebeu quase 2.900 armas, o que a colocaria à frente dos números de vários Estados inteiros como o Paraná (7º Estado que mais recebeu armas).

    O exemplo da trajetória percorrida na Campanha do Desarmamento pode inspirar várias outras cidades para que assumam um papel mais protagonista na redução de mortes por arma de fogo.

    Valor de indenização chega a R$ 450,00
    O Ministério da Justiça divulgou em novembro os novos valores para a indenização das armas entregues na Campanha. Antes os valores variavam de 100 a 300 reais. Agora os valores vão de 150 a 450 reais de acordo com o tipo e calibre da arma.

    A entrega de armas na Campanha pode ser feita a qualquer tempo, de forma completamente anônima. Não é preciso levar documentos de identificação da pessoa ou da arma. Armas ilegais ou com registro vencido também podem ser entregues na Campanha.

    Em São Paulo existem mais de 100 postos permanentes nas inspetorias da GCM, Batalhões da Polícia Militar, Delegacias da Polícia Civil e na sede da Polícia Federal.

    Participe da campanha! Entregue sua arma.
    Blog do Plano de Controle de Armas do Instituto Sou da Paz – http://www.soudapaz.org/desarmasp/
    Site da Campanha Nacional do desarmamento – http://www.entreguesuaarma.gov.br/

    [atualizado em 28/10/2013 às 17h53]

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações