CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Envie seu pedido de informação ou entrevista, com prazo, para
imprensa@soudapaz.org


    NOTÍCIAS

    Sou da Paz lança relatório no 8º Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

    11 de novembro de 2014 às 04:03

    Nesta terça-feira, 11, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública lançou a 8ª edição do Anuário Brasileiro com o relatório do Instituto Sou da Paz sobre a produção legislativa em segurança pública na esfera federal entre 2010 e 2014. Clique aqui para acessar o Anuário na íntegra – o relatório do Sou da Paz está na página 134.

    “O estudo ajuda a verificar de que forma a produção legislativa está ou não alinhada aos desafios atuais da segurança pública cobrando uma atuação mais eficaz”, comenta Ivan Marques, diretor executivo do Sou da Paz.

    Na pesquisa contatou-se que quase metade das normas aprovadas refere-se a instituições policiais. Destas, 75% dizem respeito a questões corporativas como remuneração e aposentadoria. “A discussão de remuneração das forças de segurança é fundamental, mas não pode sobrepor a reformas mais substantivas, principalmente em nosso país que tem umas das polícias mais violentas do mundo e com menores índices de esclarecimentos de crimes”, afirma o diretor. 

    Fonte: Seção de Biblioteca e Arquivo da Câmara dos Deputados / Elaboração: Instituto Sou da Paz.

    A segunda maior categoria, política criminal, revela a preferência dos legisladores pela tipificação de crimes e aumento de penas. “O enfoque punitivo da justiça criminal é preocupante porque reforça uma receita que não vem dando resultados e, pior, agravando a situação carcerária caótica do país”, complementa Marques.

    Nesse cenário preocupante, quatro leis inovadoras merecem ser citadas: o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas, o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, a Lei das Cautelares, que introduziu uma série de medidas cautelares alternativas à prisão, e a criação do Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura.

    Atualmente o Brasil vive um de seus momentos mais desafiadores na área de segurança pública, como atestam os dados relativos à violência apontados pelo Anuário. A preocupação do brasileiro com o tema vem crescendo, tendo alcançado o posto de segundo maior problema do país, atrás apenas de saúde, de acordo pesquisa deste ano do Datafolha, sendo também um tema, inclusive, que protagonizou as últimas eleições legislativas.

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações