CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Envie seu pedido de informação ou entrevista, com prazo, para
imprensa@soudapaz.org


    NOTÍCIAS

    Sou da Paz e professores da rede pública discutem medidas socioeducativas

    21 de outubro de 2014 às 04:06

    O Instituto Sou da Paz participou no dia 7 de outubro de uma formação com Professores Mediadores da Zona Norte da Capital, com o objetivo de capacitar esses educadores acerca de desafios vivenciados dentro da escola na relação com adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.

    No total, 87 Professores Mediadores e Comunitários das escolas que compõem a diretoria Regional de Ensino Norte 1 puderam compartilhar suas experiências sobre o tema. Além de medidas socioeducativas, também foram abordados assuntos como código de menores, papel do educador, evasão escolar e a distinção entre punição e responsabilização desses jovens.

    A escolha dos assuntos e a metodologia adotada na formação foram desenvolvidas com base nas visitas de uma equipe do Sou da Paz em três escolas: E.E. Profª Olinda Leite Sinisgalli, E.E. Prof. Flamínio Favero e E.E. Jornalista Carlos Frederico Werneck Lacerda.

    Dentro das atividades da capacitação, os educadores foram divididos em dois grupos. O primeiro debateu as medidas que escola poderia ter tomado antes do adolescente cometer o ato infracional, enquanto o segundo grupo discutiu as alternativas que a instituição deve adotar no trabalho com os adolescentes que já cumprem essas medidas.

    Para Beatriz Saks, coordenadora de projetos da área de Prevenção do Sou da Paz, é importante que sejam implementados espaços de diálogo mais democráticos nas escolas. “Os educadores mostraram que também cabe a eles, e não somente à família, à comunidade e à rede de atendimento e garantia de direitos ampliada a responsabilidade sobre esses adolescentes”, explica.

    O projeto Professores Mediadores e Comunitários (PMEC) é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo onde educadores atuam nas escolas para resolver conflitos no ambiente escolar e para facilitar a relações entre os alunos, professores, funcionários e pais.

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações