CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Envie seu pedido de informação ou entrevista, com prazo, para
imprensa@soudapaz.org


    NOTÍCIAS

    Seminário discute avanços nas políticas de segurança pública no Brasil

    18 de maio de 2017 às 10:19

    No evento, será lançada a publicação “Balanços das Políticas de Gestão para Resultado na Segurança Pública” que reúne experiências de vários estados; e o “Estudo de Caso e Avaliação do Sistema Integrado de Metas do RJ”

    Quais são as políticas públicas aplicadas na área de segurança que trouxeram resultados positivos no Brasil? No dia 24 de maio acontece em São Paulo o Seminário Desafios da Gestão na Segurança Pública, promovido pelo Instituto Sou da Paz, Insper e Fundação Brava, com o objetivo de discutir avanços e desafios da gestão da área no país.

    O seminário contará com dois painéis: o primeiro irá contextualizar os avanços e desafios atuais da gestão da Segurança Pública e será apresentado por especialistas e gestores da área, como Renato Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e professor da FGV, e Ricardo Balestreri, secretário de Segurança Pública de Goiás. A mesa será mediada por Ivan Marques, diretor-executivo do Instituto Sou da Paz.

    Já no segundo painel, Carolina Ricardo, coordenadora do Instituto Sou da Paz irá apresentar a publicação “Balanço das Políticas de Gestão para Resultado na Segurança Pública” e Sandro Cabral, vice coordenador do Insper Metricis, falará sobre o “Estudo de Caso e Avaliação do Sistema Integrado de Metas do RJ”, produzido pelo Insper Metricis, núcleo de avaliação de estratégias de impacto socioambiental. As apresentações serão seguidas de debate com os convidados das duas mesas, mediado por Joana Monteiro, diretora-presidente do Instituto de Segurança Pública, do Rio de Janeiro.

    “A publicação elaborada pelo Sou da Paz apresenta uma análise de políticas de segurança pública voltadas para resultados em oito estados, como Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro e Espírito Santo, destacando pontos em comum que trouxeram resultados favoráveis, como metas para a redução da violência, integração entre as duas polícias e a existência de um líder, secretário ou governador, que monitore de perto o trabalho policial, além dos desafios”, afirma Carolina Ricardo, coordenadora do Instituto Sou da Paz. “O encontro vai permitir entender o panorama das políticas de segurança nestes oito estados e ter um olhar mais aprofundado sobre a experiência carioca”, completa.

    Segundo o vice-coordenador do Insper Metricis e responsável pela pesquisa do instituto, Sandro Cabral, o estudo analisa como a existência do sistema de metas afetou os índices de criminalidade no Estado do Rio de Janeiro, no período de 2009 a 2015. “Nossas análises sugerem que casos de violência em determinado mês tendem a ser diminuídos à medida que a perspectiva de receber a premiação aumenta”, reforça o pesquisador.

    Para participar do seminário e consultar a programação completa, clique aqui. O evento é gratuito e haverá transmissão ao vivo via streaming.

    Serviço:

    Data: 24 de maio, quarta-feira

    Horário: das 9h às 12h30

    Local: Sala Jorge Paulo Lemann – campus Insper. Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia, São Paulo/SP. Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações