CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Envie seu pedido de informação ou entrevista, com prazo, para
imprensa@soudapaz.org


    NOTÍCIAS

    Rádio escafandro | Bangue-bangue à brasileira

    15 de fevereiro de 2023 às 04:09

    Podcast feito pela rádio escafandro (clique para ouvir o episódio)

    O número de caçadores, atiradores desportivos e colecionadores (CACs) cresceu 474% durante o governo Bolsonaro. Nos últimos 4 anos, foram registradas, em média, 691 novas armas de fogo por dia. Isso equivale a quase um milhão de revólveres, pistolas, espingardas e até fuzis em circulação.

    Esse crescimento do setor de armas de fogo se deveu, sobretudo, a uma política declaradamente armamentista de Bolsonaro. Foram ao todo 40 decretos e portarias que afrouxaram as regras, sabotaram o controle, e, na prática, permitiram o porte de arma de fogo. É o que especialistas chamam de “porte abacaxi”. Algo que vai de encontro à lei 10.826, mais conhecida como lei do Estatuto do Desarmamento.

    Neste episódio, analisamos as medidas armamentistas do governo Bolsonaro e mergulhamos no universo dos clubes de tiro e dos caçadores, atiradores desportivos e colecionadores. Mergulhe mais fundo Arma de Fogo no Brasil: Gatilho da Violência Armas para Quem?: a busca por armas de fogo Episódios relacionados: 2: Por que amamos as armas de fogo? (Parte 1) 3: Por que amamos as armas de fogo? (Parte 2) Entrevistados do episódio Roberto Uchoa de Oliveira Santos Bacharel em direito (UERJ), tem especialização em gestão de segurança pública e justiça criminal (UFF), e é mestre em sociologia política na (UENF).

    É autor do livro “Armas para Quem? A busca por armas de fogo”. Foi policial civil no Rio de Janeiro e chefe do Sistema Nacional de Armas (Sinarm) da Polícia Federal no norte do estado do Rio de Janeiro. Atualmente trabalha como escrivão na Polícia Federal na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ).

    Bruno Langeani Bacharel em direito (Mackenzie) e em relacionais internacionais (PUC),mestre em políticas públicas (Universidade de York). É gerente do Instituto Sou da Paz e autor do livro Armas de Fogo no Brasil: Gatilho da Violência. Ficha técnica Trilha sonora tema: Paulo Gama, Mixagem: João Victor Coura Design das capas: Cláudia Furnari Concepção, produção, roteiro, edição e apresentação: Tomás Chiaverini Trilha incidental: Blue Dot Este episódio contou com apoio do Instituto Fogo Cruzado. Tanto na concepção quanto no financiamento.

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações