CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Envie seu pedido de informação ou entrevista, com prazo, para
imprensa@soudapaz.org


    NOTÍCIAS

    NOTA PÚBLICA: Instituto Sou da Paz segue na defesa da democracia e das conquistas da Segurança Pública

    29 de outubro de 2018 às 02:28

    O Instituto Sou da Paz trabalha por um Brasil mais justo, igualitário e menos violento. Começamos nosso trabalho em 1999, a partir da campanha dos estudantes pelo desarmamento que levou o país a destruir mais de 600 mil armas e ter a primeira queda nos homicídios em 20 anos de violência crescente, ano após ano.

    Se é certo que a arma de fogo não mata sozinha, é mais certo ainda que, sem ela, é muito mais difícil tirar a vida de alguém. Nesse sentido, seguimos trabalhando todos os dias para que o Brasil reconheça seus problemas de violência e consiga criar condições para reverter a situação combatendo a impunidade, respeitando direitos e garantindo justiça.

    Temos a certeza de que o Brasil precisa de uma segurança pública eficiente e compromissada com cada brasileira e brasileiro, independentemente de cor, classe social, religião ou local de residência, para que todas e todos possam andar livremente e sem medo pelas ruas na cidade e no campo. Acreditamos que o Estado sozinho nunca dará conta do tamanho do problema e é por isso que, como organização da sociedade civil, nos colocamos como parceiros de polícias, Ministério Público, ministérios do Governo Federal, secretarias estaduais e municipais de Segurança, Assistência Social, Educação e várias outras pastas. Somos ainda aliados da própria sociedade civil, nacional e internacional, para juntos, construirmos um Brasil melhor.

    Diante do processo eleitoral finalizado ontem, declaramos que seguiremos atuantes e atentos à toda forma de injustiça e de descumprimento da lei. A preocupante dissociação entre o respeito à pluralidade de pensamento e a própria democracia não pode ser levada adiante. As consequências de violência e até de morte já foram sentidas durante o período de campanhas eleitorais, e é preciso reverter essa trajetória imediatamente. Os valores fundamentais da democracia como a importância do voto, o ativismo social, os mecanismos de freios e contrapesos exercidos pela separação de poderes, o respeito à diversidade e às minorias são alicerce de um país saudável e conectado ao seu povo. Assim, reafirmamos que não temos nenhum inimigo na luta democrática de ideias por um Brasil melhor, ainda que tenhamos divergências com grupos ou governos.  

    E é exatamente abraçados pelas regras da democracia que não deixaremos de lutar para manter e ampliar as conquistas do campo da Segurança Pública e dos Direitos Civis e Humanos que fizeram o Brasil avançar. Seguiremos ajudando a construir um país cada vez mais justo, combatendo desigualdades e construindo terreno fértil de oportunidades para todas e todos.

    Seguiremos ativos e fortes, monitorando cada passo dos representantes eleitos.

    Desejamos genuinamente que cada novo deputado estadual ou federal, senador, governador e presidente possa responder à esperança depositada por cada voto nas urnas. E que cada novo representante eleito seja capaz de criar e respeitar canais de diálogo com a sociedade civil.

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações