CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Envie seu pedido de informação ou entrevista, com prazo, para
imprensa@soudapaz.org


    NOTÍCIAS

    Nexo | Como uma Amazônia armada agrava a insegurança na região

    17 de fevereiro de 2023 às 03:29

    Número de revólveres, pistolas, espingardas e fuzis nas mãos de CACs locais aumenta 700% em quatro anos. Escassez da presença do Estado e disputas por terras e riquezas naturais tornam situação crítica

    Reportagem publicada pelo Nexo(clique para acessar o texto original)

    De 2018 a 2022, o número de armas nas mãos dos CACs (caçadores, atiradores desportivos e colecionadores) na Amazônia subiu mais de 700%, segundo dados compilados pelo Instituto Igarapé e Sou da Paz e revelados pelo jornal Folha de S.Paulo na quarta-feira (15).

    6.693

    era o número de armas nas mãos de CACs na região amazônica em 2018

    56.473

    era o número de armas nas mãos de CACs na região amazônica em 2022

    A explosão armamentista tem impactos que vão além do crescimento do número de homicídios na região, onde a presença do Estado é escassa e as dinâmicas de violência envolvem disputas de terras e extração ilegal de recursos naturais.

    Neste texto, o Nexo apresenta os números do estudo e analisa os impactos de uma Amazônia armada na vida da população local.

    Por que tanta arma

    Eleito presidente em 2018, Jair Bolsonaro tomou posse no ano seguinte disposto a cumprir sua promessa de armar a população. Publicou decretos flexibilizando a posse e o porte de revólveres, pistolas, espingardas e até fuzis. Também ampliou a quantidade de munição permitida.

    Os CACs foram um dos principais beneficiados. Para virar CAC, há regras e um passo a passo a seguir. O primeiro é obter o certificado de registro, que custa R$ 100. É necessário ser filiado a um clube de tiro e passar por teste psicológico. Toda a documentação necessária está no site do Exército, que é a instituição que fiscaliza os CACs.

    No âmbito nacional, o número de armas nas mãos dos caçadores, atiradores desportivos e colecionadores passou de 350.683 em 2018 para mais de 1,2 milhão em 2022, num aumento de 259%.

    A evolução dos CACs no brasil

    A porcentagem de aumento de CACs em território nacional é impressionante, mas mesmo assim fica longe dos 700% registrados na Amazônia.

    a evolução dos cacs na amazônia

    O levantamento considerou sete dos nove estados da chamada Amazônia Legal: Pará, Amapá, Maranhão, Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia. Tocantins e Mato Grosso, que também integram a região, foram excluídos do estudo pois pertencem a regiões militares de outros estados que não integram a Amazônia Legal.

    “Os CACs são um subterfúgio legal que o ex-presidente utilizou para mudar a lei do armamento no Brasil por decreto, autorizando a compra de até 60 armas por pessoa. Qual esporte você faz com isso? Nenhum”, disse ao Nexo Felippe Angeli, gerente de advocacy do Instituto Sou da Paz.

    A relação com homicídios

    Os números de homicídios no Brasil vêm caindo desde 2018, devido a uma série de fatores: mudança demográfica — uma população mais velha tende a ser menos violenta. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública também cita programas estaduais voltados para jovens, como o Viva Brasília, no Distrito Federal, e RS Mais Seguro, no Rio Grande do Sul. Outra influência na redução é a diminuição da letalidade policial, puxada por São Paulo, que inseriu câmeras nos uniformes da PM.

    Ou seja, a ideia vendida por Bolsonaro de que armar a população deixou o Brasil mais seguro não se sustenta. Na verdade, estudos científicos rigorosos feitos no mundo todo apontam que o aumento de armas gera mais violência e letalidade.

    Na contramão dos números nacionais, o Norte do país, onde se concentra a maioria dos estados da Amazônia Legal, vem registrando aumento no número de assassinatos. De acordo com o Anuário 2022 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, na média geral, a violência letal na região é 38% superior do que a média nacional.

    Segundo o Anuário 2022, a Amazônia Legal é a síntese da violência extrema, com taxas de mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes maiores do que a média nacional.

    Mortes Violentas Intencionais em 2021

    De acordo com o Fórum, das 30 cidades brasileiras com taxas de mortes violentas intencionais maiores do que 100 mortes a cada 100 mil habitantes, 10 delas estão na Amazônia.

    O segundo município mais violento do Brasil, por exemplo, é Jacareacanga, no Pará, com uma taxa de 199,2 mortes violentas intencionais para cada 100 mil habitantes, segundo dados de 2021.

    Os impactos para a população

    Os conflitos fazem parte da realidade da Amazônia Legal há décadas, a exemplo dos assassinatos do líder seringueiro Chico Mendes em 1988 e da missionária americana Doroty Stang em 2005. A maior quantidade de armas na região, porém, agravam a situação, segundo Melina Risso, diretora de pesquisa do Instituto Igarapé.

    Risso afirma que o aumento dos CACs na Amazônia é preocupante pelas novas dinâmicas dos crimes ambientais, que se tornaram mais violentos e organizados.“A fiscalização dos CACs é muito frágil. Temos visto diversos casos de criminosos que se aproveitam da permissividade para alimentar o crime organizado. A legalidade da arma é transitória. Se a arma é roubada ou desviada, essa é uma arma que vai ao mercado ilegal. Ela nasce legalmente, mas ao longo desse caminho, cai na criminalidade”, disse ela ao Nexo.

    20%

    dos assassinatos de ativistas ambientais no mundo na última década ocorreram no Brasil, segundo relatório da organização britânica Global Witness, que monitora o tema

    Uma pesquisa do Instituto Igarapé que ainda está em andamento, com defensoras de direitos humanos na região, explicita a escalada local da violência. De acordo com Risso, oito de cada dez entrevistados relataram ter sofrido algum tipo de violência.

    Casos simbólicos ilustram o clima de violência. Em 2019, o indigenista e ex-servidor da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) Maxciel Pereira dos Santos foi assassinado com dois tiros na nuca na cidade de Tabatinga, no Amazonas. O crime segue impune e não foi esclarecido pela Polícia Federal do estado.

    Em 2022, o indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips foram mortos no Vale do Javari, crime que chocou o mundo. Os dois viajavam pela região para que Phillips entrevistasse indígenas e ribeirinhos sobre a situação na região, afetados por atividades ilegais de garimpo, pesca, madeira e tráfico de drogas.

    “E não é só violência direta. Mas também o fator de estar em ambientes que eu chamo de criminogênicos, como o garimpo, por exemplo. Antes, execuções eram fenômenos mais isolados. Agora são mais presentes e comuns. Ameaças, recados e a presença da arma em fogo em si leva a um retrocesso e tentativa de silenciamento dessas pessoas”, disse Melina Risso ao Nexo.

    Relatório “Ilegalidade e Violência na Amazônia”, do projeto Amazônia 2030, mostra a evolução da violência na região. Se a Amazônia fosse um país, ocuparia o 26° lugar entre as taxas de homicídio mais altas do mundo no fim da década de 1990 (segundo ranking do Health Metrics and Evaluation, da Universidade de Washington). A posição subiu significativamente com o passar dos anos: em 2017, ocuparia o 4° lugar.

    O índice de homicídios também cresceu nos municípios pequenos. Em 1991, 41% das mortes na Amazônia Legal eram nessas cidades. No final de 2010, a porcentagem saltou para 50%.

    Felippe Angeli, do Instituto Sou da Paz, frisa que a cultura de invasão e conflitos agrários que permeia a região se aproveita do vácuo do Estado na Amazônia para agir. “O crime não tem ideologia, é business. Se tem grana, eles vendem, seja madeira ou ouro ilegal”, disse.

    O que se espera agora

    O governo Luiz Inácio Lula da Silva começou o mandato em 1° de janeiro com um revogaço na área de armas, revertendo decisões do seu antecessor Caíram, por exemplo, a ampliação do acesso a armas e munições e a retaguarda jurídica que dava aval ao garimpo, inclusive ilegal, na Amazônia.

    Em comparação com janeiro de 2022, o registro de armas de fogo caiu 71,5% em janeiro de 2023. “O decreto do novo governo já coloca uma nova condicionante. É como se fizesse um freio de arrumação. Já é um recado importante”, disse Risso.

    Angeli afirma que além da revogação das medidas será necessário um conjunto de medidas protetivas e de uma política responsável na cultura de armas. “A circulação de armas gera aumento da letalidade. Na Amazônia, com o caldo de conflito e a ausência de Estado, vira uma terra de ninguém, matando criança de inanição”, disse.

    Desde 1° de janeiro de 2023, decreto assinado pelo presidente Lula impôs o recadastramento de armas dos CACs. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse em entrevista coletiva na quinta-feira (16) que 68 mil armas já foram recadastradas.

    Quem não realizar o recadastramento estará cometendo um crime, falou Dino, pois a arma deixará de ser legal e estará sujeita à apreensão. O Supremo Tribunal Federal decidiu que os decretos de Lula são constitucionais, e suspendeu processos que questionam as medidas do governo na Justiça.

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações