CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Envie seu pedido de informação ou entrevista, com prazo, para
imprensa@soudapaz.org


    NOTÍCIAS

    Lesões provocadas por armas de fogo custaram 37,8 milhões à saúde pública em 2020, revela pesquisa do Instituto Sou da Paz

    16 de dezembro de 2021 às 10:58

    Vítimas jovens e negras são maioria entre internados por violência armada no SUS e custo médio da internação foi menor entre vítimas negras em comparação às não negras 

    O Brasil perdeu em média mais de 40 mil pessoas por ano vítimas de arma de fogo, instrumento usado em 78% dos homicídios no país, ao longo da década 2010-2019. E para além das vidas perdidas – a maioria jovens negros – a violência armada impacta na saúde pública e custa milhões aos cofres públicos: em 2020, foram registradas no país 17,2 mil internações decorrentes de lesões provocadas por arma de fogo que totalizaram um custo de R$ 37,8 milhões ao Sistema Único de Saúde. As agressões são a principal causa dessas lesões, seguidas pelos acidentes com arma de fogo.

    Os dados fazem parte do novo estudo do Instituto Sou da Paz “Custos da violência armada: Estimação e análise dos gastos com vítimas de arma de fogo atendidas na rede hospitalar do SUS”. O estudo revela que entre os anos 2009-2017 o custo das internações relacionadas à violência armada ultrapassou R$ 50 milhões por ano, observando-se uma redução dos valores nos anos recentes (a partir de 2018) alinhada à redução geral de mortes violentas no país.

    No entanto, o custo das internações hospitalares é apenas uma parte do ônus da saúde no atendimento de vítimas de violência armada, já que há custos bancados com recursos próprios dos estados e municípios.

    Comparação dos custos de internação da violência armada com valores de procedimentos do SUS:

    image.png

    Para Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz, é preciso analisar o impacto que a disponibilidade de armas de fogo traz ao país no atual contexto de flexibilização. “A arma de fogo é instrumento reconhecido como fator de risco à violência inclusive pela área da saúde e que resulta em agravos evitáveis que consomem recursos que poderiam ser destinados a outras demandas”, diz.

    Perfil das vítimas

    Em 2020, 57% dos pacientes internados por violência armada no SUS eram jovens (15-29 anos), 91% eram homens e 56% eram pessoas negras. Os homens ficam mais tempo internados, com custos e taxa de mortalidade maiores, o que possivelmente indica a maior gravidade das lesões por violência armada que vitimam homens em comparação com mulheres.

    As vítimas negras são 56% dos internados, porém, como no conjunto de óbitos provocados por arma de fogo essa proporção chega a 76%, deduz-se que a participação da população negra nas internações está bastante subestimada, considerando ainda que falta informação sobre raça/cor em ¼ dos registros hospitalares.

    O relatório também revela que, além de mais vitimada por armas de fogo, a população negra conta com um sistema de saúde mais deficitário: o custo médio da internação por violência armada é menor entre vítimas negras em comparação às não negras, assim como a disponibilidade de profissionais da saúde é menor nos estados com maior proporção de população negra, o que sinaliza para uma sobreposição de vulnerabilidades. 

    “O estudo identifica a desigualdade racial entre as vítimas de violência armada internadas na rede hospitalar, sinalizando mais uma vez para a urgência de reconhecer e enfrentar o racismo estrutural que tem entre seus efeitos a acentuada vitimização da população negra por violência”, comenta Carolina Ricardo.

    Informações para a imprensa:

    Izabelle Mundim e Rayane Figueiredo – imprensa@soudapaz.org

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações