CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Envie seu pedido de informação ou entrevista, com prazo, para
imprensa@soudapaz.org


    NOTÍCIAS

    Jornal da EPTV e G1 | Matão é eleita a cidade mais segura do estado de SP, de acordo com levantamento

    30 de agosto de 2020 às 02:55

    Pesquisa do Instituto Sou da Paz foi feita em 139 municípios com mais de 50 mil habitantes e levou em consideração a redução dos índices de crimes violentos.

    Veja matéria original no Jornal da EPTV e G1

    Matão (SP) foi eleita a cidade menos violenta do estado de São Paulo, de acordo com um levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz.

    A pesquisa foi feita com as 139 cidades do estado com mais de 50 mil habitantes e leva em conta redução de indicadores de crimes violentos como roubos, estupros e homicídios no 1º semestre deste ano.

    O estudo é feito anualmente desde 2014, mas ganhou uma nova analise semestral neste ano, por conta da pandemia de Covid-19.

    Critérios avaliados

    Matão é eleita a cidade mais segura do estado de SP, de acordo com levantamento — Foto: Reprodução EPTV
    Matão é eleita a cidade mais segura do estado de SP, de acordo com levantamento — Foto: Reprodução EPTV

    A avaliação levou em conta a queda nesses crimes que foram cometidos no primeiro semestre desse ano. O indicador vai de 0 a 100 e quanto mais próximo de zero, mais segura é a cidade.

    Matão teve o menor índice do estado: 0,80. A cidade indicada como a mais violenta é Itanhaém com índice de 7,94. Na região, a cidade mais violenta é Leme com índice de 4,79.

    Segundo o Instituto, o indicador geral do estado caiu 11%, mas a instituição ainda estuda houve realmente uma queda realmente ou se as pessoas estão tendo dificuldade pra registrar os boletins de ocorrência por conta da pandemia.

    “O estupro vinha crescendo, o que a gente acha que está acontecendo é que as mulheres não estão conseguindo ir na delegacia fazer a denuncia, é uma subnotificação muito alta”, afirmou o coordenador de projetos do Instituto Sou da Paz, Leonardo de Carvalho Silva.

    Apesar de ser considerada a cidade mais segura do estado pra se morar, Matão registrou um aumento no número de tentativas de homicídio de nenhuma para duas e de roubos roubos de carros que saltou de seis para 23.

    Pesquisa do Instituto Sou da Paz aponta Matão como cidade mais segura do estado de SP — Foto: Reprodução EPTV
    Pesquisa do Instituto Sou da Paz aponta Matão como cidade mais segura do estado de SP — Foto: Reprodução EPTV

    Segundo o especialista em segurança pública, Ruyrillo de Magalhães, o aumento de roubos se deve ao momento de maior isolamento social.

    “As pessoas estão ficando mais em casa, saindo pouco, então eles [criminosos] não têm como praticar um furto, dar um golpe na rua, furtar um carro estacionado, mas estão encontrando uma saída que é o roube de veículo quando a pessoa está chegando a sua casa ou na rua”, afirmou.

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações