CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Envie seu pedido de informação ou entrevista, com prazo, para
imprensa@soudapaz.org


    NOTÍCIAS

    Estadão | Homicídios sobem em São Paulo e atingem maior patamar desde 2018; estupros e furtos têm alta recorde

    26 de janeiro de 2023 às 11:29

    Dados da Secretaria de Segurança Pública apontam que foi registrado mais de um furto por minuto e mais de um estupro por hora ao longo do ano passado

    Reportagem publicada pelo Estadão (clique para acessar o texto original)

    O Estado de São Paulo registrou alta nos crimes de homicídio no ano de 2022, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira, 26, pela Secretaria da Segurança Pública. Os assassinatos tiveram alta de 7,2% em relação a 2021 e superaram a quantidade registrada em 2019 (+4,7%), último ano que não sofreu efeitos do período da pandemia. As estatísticas também mostraram alta recorde nos registros de furtos e estupros nas cidades paulistas.

    São Paulo teve 2.909 casos de homicídios dolosos registrados ao longo do ano passado, o equivalente a oito crimes por dia. Essas ocorrências resultaram nas mortes de 3.044 pessoas, já que um caso pode ter mais de uma vítima. É o maior número observado no Estado desde o ano de 2018, quando houve 2.949 casos com 3.106 vítimas.

    Os casos de homicídio no Estado apresentavam tendência de queda desde 2012, quando atingiram o total de 4.836. Em 2020, entretanto, esse índice começou a oscilar e cresceu novamente ao longo do ano passado quando comparado com o período anterior.

    A maioria das pessoas assassinadas no Estado ao longo do no ano passado era do sexo masculino (84,8%), branca (45,4%) ou parda (43,3%) e tinha entre 20 e 44 anos (51,4%). Os crimes aconteceram majoritariamente em uma via pública (57,2%) ou na residência da vítima (21,4%).

    Ainda segundo os dados divulgados pela SSP, a maioria dos homicídios teve como motivação algum conflito interpessoal entre pessoas conhecidas ou desconhecidas (34,9%). “Quando a gente fala de conflitos interpessoais é o que chamamos de ‘morte banal’, que pode ser no bar, em casa, no trânsito… Mas se há indício de execução, já é diferente, porque foi um crime encomendado e foi premeditado”, afirma Carolina Ricardo, diretora executiva do Instituto Sou da Paz.

    “É possível que as armas estejam mais presentes nesses crimes. Vimos casos recentes dos CACs, que acabam atirando sem querer e causando uma tragédia maior. Não é um índice causado única e exclusivamente por isso, mas ele torna os conflitos mais letais”, diz.

    Professor de Gestão em Segurança Pública na FGV, Rafael Alcadipani afirma que outro fator contribuinte para o aumento desse índice no Estado é o crime organizado: “Houve uma alteração nas dinâmicas de facções criminosas, que hoje têm visto disputas internas como não se via antes. É preciso que a polícia esteja empenhada em tirar essas armas, principalmente as ilegais, das ruas”, diz.

    Na capital, entretanto, a tendência foi inversa, mesmo que por pouco: foram 560 homicídios dolosos e 583 vítimas desses crimes, uma diferença de apenas três casos e 20 mortes a menos do que no ano passado. Assim, 2022 tornou-se o ano com menor índice dessas ocorrências ao longo da última década.

    Isso não significa que a maior cidade do País esteja mais segura. “Às vezes, o homicídio acontece nas franjas da capital e o corpo é desovado em outro lugar, o que justifica por exemplo o aumento de homicídios na Grande São Paulo e no litoral. Essa é uma questão séria e importante, porque ninguém quer ver o aumento de assassinatos a ponto de chegarmos aos níveis de anos anteriores.”

    “Se há indício de execução, já é diferente, porque foi morte encomendada e premeditada”, afirma Carolina. “É muito importante investir na capacidade de investigação e solução desses crimes. Essa variação com pouca explicação sobre os índices abre um chamado para São Paulo. É preciso reduzir ainda mais e esclarecer um por um. Nenhum homicídio pode ficar sem resposta.”

    Furtos estão em alta

    Os furtos dispararam, com 564.940 ocorrências, e atingiram o maior patamar desde 2005, quando houve apenas 20 registros a mais. Os dados do ano passado indicam que houve mais de um furto por minuto no Estado ao longo de 2022.

    Os roubos, apesar de terem sido menos frequentes que antes da pandemia, criam um cenário parecido e superaram o total de 2020 e de 2021, com 245.900 ocorrências: foi um registro a cada quase dois minutos.

    A maioria dos roubos aconteceu na rua (22,53%) ou a veículos (15,16%). Os objetos roubados com mais frequência foram documentos, como cartão bancário e registro de identidade, ou celulares, presentes em 42,12% e 67,29% das ocorrências, respectivamente.

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações