CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Izabelle Mundim e Rayane Figueiredo
imprensa@soudapaz.org


Desejo receber as newsletters do Instituto Sou da Paz.

NOTÍCIAS

“Policial ou Político?” é a questão central do terceiro episódio do novo podcast do Instituto Sou da Paz; ouça

24 de maio de 2022 às 11:27

Na 1ª temporada de a “A sua segurança é pública”, especialistas discutem aumento da presença de policiais na política e caminhos para as eleições de outubro

O crescimento da participação eleitoral de policiais tem caracterizado a política nacional na última década, e esta politização das polícias tem gerado riscos para a segurança pública e para a democracia.

Como proteger os direitos políticos de policiais sem permitir a politização de delegacias e quartéis é a linha de condução investigativa do terceiro episódio do podcast “A Sua Segurança é Pública”, lançado pelo Instituto Sou da Paz e cuja primeira temporada aborda o fenômeno do Policialismo: a participação de policiais na política.

Para discutir as possibilidades e os desafios para a regulamentação da participação política de membros das forças de segurança e de outras carreiras de Estado, o apresentador Leandro Demori conversa com o prof.º Arthur Trindade, o secretário de modernização do TSE Bruno Andrade, o pesquisador Bruno Paes Manso, a diretora do Sou da Paz Carolina Ricardo, o senador Fabiano Contarato, secretário-executivo da PM de SP Cel. Camilo, o gerente do Sou da Paz Felippe Angeli, a prof.ª Jacqueline Muniz, o deputado federal Marcelo Freixo, o pesquisador Pablo Nunes e o ex-ministro da Defesa e da Segurança Pública Raul Jungmann

Os três primeiros episódios de “Policialismo: A Sua Segurança é Pública” estão disponíveis no Spotify, Deezer, Google Podcast e Apple Podcast.

Sobre o podcast:

Dividido em quatro episódios, a temporada “Policialismo”, narrada pelo jornalista investigativo Leandro Demori, é uma pesquisa sonora que aprofunda estudo recente do Instituto Sou da Paz sobre o crescimento de candidaturas de policiais nas últimas eleições municipais. Nesta temporada, diversos atores com visões distintas sobre o tema são entrevistados, como a antropóloga Jaqueline Muniz, o ex-ministro da Defesa e da Segurança Pública Raul Jungmann, o jornalista Bruno Paes Manso, o deputado Marcelo Freixo, além de Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz, e assim como representantes de forças policiais.

“Os elementos que definem o policialismo ou a politização das polícias são a explosão no número de candidaturas de policiais e ex-policiais nos diversos pleitos eleitorais, o  uso de símbolo, patentes e equipamentos policiais nas campanhas políticas, o fenômeno do policial-influencer,  as greves ilegais e de policiais, o abuso de poder com fins políticos e a formação de milícias, entre outros”, explica Felippe Angeli, um dos responsáveis pela pesquisa que deu origem ao podcast.

“O objetivo do podcast é construir análises e reflexões sobre temas importantes da segurança pública no país, a partir de visões de diferentes de atores, tais como pesquisadores, gestores e, sobretudo, policiais, buscando também apresentar caminhos para lidar com os desafios enfrentados”, explica Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz. “A politização das polícias foi o primeiro tema escolhido por ser um dos assuntos mais atuais e relevantes e que alia segurança pública e política. Num ano eleitoral, essa reflexão é imprescindível”, comenta.

“Uma ressalva importante é que não somos contrários à participação política e eleitoral de qualquer categoria profissional, que tem direito à representação política. O que procuramos enfatizar é que uma polícia excessivamente influenciada por política partidária e eleitoral piora a qualidade do serviço que presta à população, pois se distancia do profissionalismo e do estrito cumprimento do dever legal para adotar estratégias de cunho político e de promoção pessoal, o que além de piorar a segurança pública, também põe em risco a própria democracia”, diz Felippe Angeli.

Confira todos os entrevistados da temporada: Arthur Trindade, Felippe Angeli, Jaqueline Muniz, Raul Jungmann, Dra. Nadine Anflor, Alexandre Rocha, Carolina Ricardo, Coronel Camilo, Fábio Vasconcellos, Sérgio Spagnuolo, Bruno Paes Manso, Coronel Euller, Coronel Glauco, Coronel Miller, Senador Fabiano Contarato, Bruno Andrade, Leonel Radde, Pablo Nunes e Deputado Marcelo Freixo. 

O podcast está disponível no Spotify, Deezer, Google Podcast e Apple Podcast.
Informações para imprensa: imprensa@soudapaz.org

QUER FAZER PARTE?

APOIE O SOU DA PAZ

A Paz na Prática acontece com você.

#SouDaPaz

Participe das nossas redes sociais