CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Izabelle Mundim e Rayane Figueiredo
imprensa@soudapaz.org


Desejo receber as newsletters do Instituto Sou da Paz.

NOTÍCIAS

Avaliação psicológica com validade de dois anos é boa notícia em meio a aumento vertiginoso de circulação de armas, avalia Instituto Sou da Paz

1 de fevereiro de 2022 às 02:34

Com o vertiginoso aumento na circulação de armas no país nos últimos anos, uma nova resolução do Conselho Federal de Psicologia, publicada em 26 de janeiro, regulamenta a avaliação psicológica e estabelece novas regras para concessão de laudos para registro e porte de arma de fogo, que devem ser seguidas por psicólogos profissionais.

A avaliação a ser feita com o interessado em portar arma de fogo deverá levar em conta aspectos cognitivos, como “processos atencionais adequados”; nível intelectual e funções executivas; e traços de personalidade associados a agressividade, ansiedade e indicadores de transtornos. Também serão avaliados aspectos relativos a “juízo crítico e comportamento”.

Para o Instituto Sou da Paz, a resolução do CFP dá a dimensão da irresponsabilidade da política armamentista do governo.

“A resolução do CFP escancara a irresponsabilidade do governo na edição dos decretos de armas, que sem nenhum debate com o órgão regulador decidiu ampliar para 10 anos a validade do registro, e com isso a realização de novo exame psicológico. Isso foi rebatido pelo Conselho, que no texto afirma que o profissional não emitirá laudos com validade superior a dois anos”, afirma Felippe Angeli, gerente de advocacy do Instituto Sou da Paz.

Se o psicólogo não agir de acordo com a resolução pode ser penalizado com base no Código de Ética do Conselho ou até mesmo perder o registro. Os laudos e os documentos que, porventura, tenham embasado o exame devem ser mantidos pelos profissionais por 5 anos e poderão ser requisitados pelo CFP.

Informações para a imprensa:

Izabelle Mundim – imprensa@soudapaz.org

QUER FAZER PARTE?

APOIE O SOU DA PAZ

A Paz na Prática acontece com você.

#SouDaPaz

Participe das nossas redes sociais