CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Envie seu pedido de informação ou entrevista, com prazo, para
imprensa@soudapaz.org


    NOTÍCIAS

    ATAQUES ARMADOS A ESCOLAS VITIMARAM 93 PESSOAS NOS ÚLTIMOS 20 ANOS; VEJA LEVANTAMENTO DO SOU DA PAZ

    7 de abril de 2023 às 11:01

    Aprofundar o diagnóstico é fundamental para que possamos ter respostas mais eficientes na prevenção e repressão qualificada dos ataques

    Diante de dois ataques cometidos em escolas brasileiras nos últimos dias, o Instituto Sou da Paz busca contribuir com diagnósticos que aperfeiçoem as políticas com o intuito de salvar vidas. Um levantamento do Sou da Paz sobre ataques a escolas com uso de armas de fogo mostra que, nos últimos vinte anos, foram 12 casos que causaram 34 mortes e 59 vítimas não fatais. Já os ataques em escolas com o uso tanto de armas brancas quanto de fogo, no mesmo período, somaram 23, dez deles só nos últimos oito meses, segundo um estudo em andamento do Grupo de Ética, diversidade e democracia na escola pública, do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp. 

    De acordo com Carolina Ricardo, diretora executiva do Sou da Paz, e Danielle Tsuchida, coordenadora de projetos, em artigo de opinião publicado no portal da CNN, duas questões recorrentes entre os autores dos ataques são o relato bullying e a subcultura de ódio que incentiva à violência, criada nos ambientes digitais. Essa subcultura, aliada à mudança na sociabilização de crianças e jovens, muito mais mediada pelo mundo digital, coloca um novo desafio para família, escola e estado: como supervisionar e apoiar esse uso da internet de forma a torná-lo mais saudável e minimizar o risco de envolvimento nessa cultura violenta, com incitações ao racismo, homofobia, misoginia e intolerância religiosa. É urgente que esse tema seja tratado por políticas públicas, assim como devem ser impostos regulamentos melhores das plataformas digitais onde crianças e jovens se encontram, conversam, idolatram discursos extremistas e planejam possíveis ataques, além de endeusar autores de ataques anteriores. 

    Para Carolina, uma estratégia de prevenção de novos casos precisa ir fundo nas raízes do problema que tem provocado esse tipo de comportamento entre crianças e jovens. “As escolas precisam ter condições de atuar a partir de relações construídas na base da cooperação e empatia e profissionais com capacidade de lidar com questões de saúde mental. Para isto, a presença do estado é fundamental para investir na qualidade do ensino com formação, remuneração justa e contratação de mais profissionais. É necessário que este trabalho se dê em rede, mobilizando as áreas da saúde e assistência social”, diz.

    Levantamento do Instituto Sou da Paz sobre ataques com uso de armas de fogo em escolas brasileiras nos últimos 20 anos (atualizado em 06/04/2023)

    Tipo de localNome do localUFLocalDataNº de vítimas não fataisNº de vítimas fatais (inclusive atiradores)Nº agressoresRelação com o local
    escolaColégio Sigma (particular)BASalvador28-out-2002021Aluno
    escolaEscola Estadual Coronel Benedito OrtizSPTaiúva27-jan-2003811Ex-aluno
    escolaEscola Municipal Tasso da SilveiraRJRio de Janeiro7-abr-201113121Ex-aluno
    escolaEscola Municipal Professora Alcina Dantas FeijãoSPSão Caetano do Sul22-set-2011111Aluno
    escolaEscola Estadual Enéas CarvalhoPBSanta Rita11-abr-2012301Aluno
    escolaEscola Goyases (particular)GOGoiânia20-out-2017421Aluno
    escolaColégio Estadual João Manoel MondronePRMedianeira28-set-2018202Aluno
    escolaEscola Estadual Raul BrasilSPSuzano13-mar-201911102Ex-aluno
    escolaEstadual Orlando TavaresMGCaraí11-jul-2019201aluno
    escolaColégio Municipal Eurides Sant’AnnaBABarreiras26-set-2022011aluno
    escolaEstadual Professora Carmosina Ferreira GomesCESobral5-out-2022311aluno
    escolaEEEFM Primo Bitti, e na escola particular Centro Educacional Praia de Coqueiral (CEPC)ESAracruz25-nov-20221241Ex-aluno da EEEFM Primo Bitti

    Número de ataques com armas de fogo divididos por mandatos presidenciais:

    PresidenteCasosVítimas Fatais
    FHC12
    Lula 1 e 211
    Dilma313
    Temer22
    Bolsonaro516
    Total1233

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações