O Instituto Sou da Paz, que trabalha há 15 anos com segurança pública e sempre esteve disposto a valorizar e melhorar o bom trabalho da Polícia, vem a público repudiar o episódio de violência policial ocorrido na noite de ontem durante a manifestação contra o aumento da tarifa de transporte na cidade de São Paulo.
O que aconteceu é inadmissível. A Polícia extrapolou todos os protocolos de uso da força, agindo de maneira truculenta e irresponsável, atentando contra tudo o que se espera de uma instituição que deve prestar segurança a todos os cidadãos. Absolutamente nada justifica o que se viu.
Num país de recente democracia já é difícil encontrar sinergia entre a sociedade e o braço da força do Estado, e ações como essa, além de atentarem contra a integridade das pessoas e princípios valiosos como o direito à livre manifestação, dificultam ainda mais a construção de uma nova relação entre sociedade e Estado.
Diante desses episódios, esperamos que o governador reveja a sua postura para resgatar algum canal de confiança e diálogo entre a Polícia e os cidadãos. Além de coibir, identificar e punir abusos, ele deveria nomear o quanto antes o ouvidor de polícia – a lista tríplice, com os nomes dos candidatos ao cargo está há anos em sua mesa. É o mínimo que se espera nesse momento.
Quem tem a função de fazer a lei ser cumprida deve ser o primeiro a dar exemplo.