Com o objetivo de subsidiar os candidatos ao governo federal com propostas concretas e urgentes de segurança pública, o Instituto Sou da Paz promoveu nos últimos meses encontros os com presidenciáveis e representantes de programas.
Durante as reuniões realizadas com Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro (PSOL), e com os coordenadores de programa de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), o Sou da Paz apresentou a “Agenda Prioritária”, que reúne propostas urgentes para melhorar a segurança pública do país. O documento foi elaborado pelo Instituto em parceria com especialistas na área. Até o momento não foi possível marcar um encontro com o PSB, mas o Instituto entregou o documento para o partido de Marina Silva.
Na última segunda feira, 22/09, o Sou da Paz, em parceria com o Centro de Debates de Políticas Públicas (CDPP), realizou um debate com representantes do PT, PSB e PSDB e especialistas em segurança pública para discutir como o tema está sendo incorporado no programa de governo dos candidatos.
“Estamos aproveitando o período eleitoral para contribuir no debate público. Diante da trágica situação de crescimento da violência e criminalidade no Brasil, especialmente dos homicídios e roubos e da baixa centralidade que tem sido dada ao tema pelo governo federal nas últimas décadas, acreditamos que é importante ter essa iniciativa”, comenta Carolina Ricardo, analista sênior do Sou da Paz. “Recentes pesquisas apontam que a segurança pública entrou como uma das maiores preocupações do brasileiro, essa é a hora de colocar o tema em questão”, complementa a analista.
O que vem por aí!
Nas próximas semanas o Instituto Sou da Paz vai lançar uma análise dos programas de governo dos três principais candidatos com um comparativo das propostas de segurança pública. Nós estamos de olho, fique também!