Com o objetivo de aprimorar o controle das armas de fogo no estado, particularmente aperfeiçoando a investigação das armas apreendidas pelas polícias, sua segurança e custódia, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo publicou a Resolução 84 de 14 de julho de 2014 para constituir o Grupo de Trabalho de Controle e Destinação das Armas de Fogo e Munições.
Esta iniciativa, como pode ser comprovada pela leitura da resolução, em nenhum momento propõe desarmamento da polícia militar ou de qualquer outro órgão, como tem sido divulgado, de forma difamatória, por organização contrária a políticas de controle de armas.
O Instituto Sou da Paz foi convidado a participar da formulação desta iniciativa pelo conhecimento no campo da segurança pública, em especial por ter realizado a recente pesquisa sobre o tema no âmbito do edital ‘Pensando a Segurança Pública’, organizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Há mais de 15 anos o Sou da Paz trabalha para a construção de uma sociedade mais segura. Uma das estratégias para alcançar este objetivo é produzir pesquisas aplicadas para melhor compreender algumas realidades, e assim ter condições de propor intervenções para dar conta dos desafios identificados. O apoio do Instituto nesta, como em outras ações junto ao Poder Público, está inserida neste contexto.