Evento reuniu cerca de mil especialistas e autoridades em Cuiabá (MT)
O Instituto Sou da Paz participou na última semana do 7º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, realizado em Cuiabá (MT) entre os dias 17 e 19 de junho. Sob o mote “Segurança Pública, participação e cooperação regional”, o evento reuniu cerca de mil pessoas de todo o Brasil para discutir temas como segurança em grandes eventos, controle de fronteiras e seu impacto no crime organizado, entre outros.
“Participamos de todos os sete encontros do Fórum e o evento sempre promove a troca de experiências muito ricas entre especialistas, policiais, gestores públicos e membros da sociedade civil para o aprimoramento das políticas públicas de segurança”, diz a coordenadora Carolina Ricardo, da área de Sistemas e Justiça e Segurança Pública do Sou da Paz.
O Instituto integrou as mesas de debate sobre “Investigação de Homicídios e o Inquérito Policial”, “Municípios, territórios e espaços urbanos seguros” e “Papel da sociedade civil na segurança pública”.
O encontro marcou também o lançamento do “Guia Copa Segura”, que traz recomendações para municípios realizarem os eventos da Copa do Mundo, de forma a estabelecer um legado social de longo prazo com os investimentos em segurança pública para a Copa de 2014. O documento foi desenvolvido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Sou da Paz.
Como resultado do 7º Encontro do Fórum, foi aprovada a Carta de Cuiabá com recomendações para o aprimoramento da segurança pública em nível nacional.