Na próxima quinta-feira, 31 de outubro, às 19h, será realizada a segunda aula pública sobre a polícia no Brasil na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). O evento, organizado pelo Instituto Sou da Paz, Conectas Diretos Humanos, Escola de Direito da FGV, Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Centro Acadêmico XI de Agosto é a uma atividade do fórum “Que Brasil Queremos?”, criado a partir dos protestos iniciados em junho na cidade de São Paulo para discutir democracia, cidades e segurança pública.
“Que polícia queremos?” é a pergunta que orienta a realização das aulas públicas. A primeira foi realizada no dia 6 de setembro no vão livre do Masp e contou com a presença de mais de cem pessoas. “É importante que as pessoas participem da aula para se aproximarem da discussão sobre o modelo de polícia mais democrático e eficiente para a realidade brasileira. Não basta se relacionar com a polícia nas ruas, é preciso pensar sobre ela e buscar propostas para melhorá-la”, afirma a Coordenadora da Área de Sistemas de Justiça e Segurança Pública do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo.
De acordo com Carolina, o objetivo dessa aula é aprofundar e qualificar a reflexão sobre o modelo policial brasileiro. “Queremos apresentar argumentos técnicos e políticos sobre os dilemas e desafios deste modelo e disseminar a discussão em diferentes espaços públicos da cidade de São Paulo, para públicos diversos e heterogêneos”, completa.
A aula pública será ministrada por Oscar Vilhena Vieira, da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, Renato Sérgio de Lima, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Carolina Ricardo, do Instituto Sou da Paz. Durante o encontro, os especialistas vão apresentar ideias e experiências, responder perguntas e começar uma conversa pública sobre o direito à segurança, o controle da atividade policial, modelos de polícia e propostas para a gestão policial eficiente.
Que polícia queremos?
Data: Quinta-feira, dia 31/10
Horário: 19h
Local: Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) – Largo São Francisco, 95
Mesa: Renato Sérgio de Lima (Fórum Brasileiro De Segurança Pública), Oscar Vilhena Vieira (Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas) e Carolina Ricardo (Instituto Sou da Paz)