O Instituto Sou da Paz participou no dia 7 de outubro de uma formação com Professores Mediadores da Zona Norte da Capital, com o objetivo de capacitar esses educadores acerca de desafios vivenciados dentro da escola na relação com adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.
No total, 87 Professores Mediadores e Comunitários das escolas que compõem a diretoria Regional de Ensino Norte 1 puderam compartilhar suas experiências sobre o tema. Além de medidas socioeducativas, também foram abordados assuntos como código de menores, papel do educador, evasão escolar e a distinção entre punição e responsabilização desses jovens.
A escolha dos assuntos e a metodologia adotada na formação foram desenvolvidas com base nas visitas de uma equipe do Sou da Paz em três escolas: E.E. Profª Olinda Leite Sinisgalli, E.E. Prof. Flamínio Favero e E.E. Jornalista Carlos Frederico Werneck Lacerda.
Dentro das atividades da capacitação, os educadores foram divididos em dois grupos. O primeiro debateu as medidas que escola poderia ter tomado antes do adolescente cometer o ato infracional, enquanto o segundo grupo discutiu as alternativas que a instituição deve adotar no trabalho com os adolescentes que já cumprem essas medidas.
Para Beatriz Saks, coordenadora de projetos da área de Prevenção do Sou da Paz, é importante que sejam implementados espaços de diálogo mais democráticos nas escolas. “Os educadores mostraram que também cabe a eles, e não somente à família, à comunidade e à rede de atendimento e garantia de direitos ampliada a responsabilidade sobre esses adolescentes”, explica.
O projeto Professores Mediadores e Comunitários (PMEC) é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo onde educadores atuam nas escolas para resolver conflitos no ambiente escolar e para facilitar a relações entre os alunos, professores, funcionários e pais.