A Rede Justiça Criminal participa no dia 26 de outubro do seminário Prisão Provisória e Seletividade: debate sobre seu uso contemporâneo. O encontro, realizado em Brasília (DF), reunirá diversas instituições e especialistas para debater e aprimorar o trabalho com presos provisórios no país.
Presos provisórios são aqueles ainda não julgados em definitivo. No seminário serão debatidos os resultados de diversas pesquisas sobre a atual situação desses detentos. O evento é organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ),Ministério da Justiça e a Rede Justiça Criminal, cujo objetivo é combater o uso abusivo da prisão provisória no país. Todas as entidades participantes têm larga experiência nessa área e trabalham com questões de tortura, violência contra as mulheres, controle social do sistema prisional, a promoção de políticas públicas mais justas e acesso à justiça.
Fazem parte da Rede Justiça Criminal: Instituto Sou da Paz; Instituto de Defesa do Direito de Defesa; Instituto Terra, Trabalho e Cidadania; Pastoral Carcerária; Justiça Global; Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Instituto de Defensores de Direitos Humanos; e Associação pela Reforma Prisional. No CNJ, o seminário está sendo organizado pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF). No Ministério da Justiça, o seminário é organizado pela Secretaria de Reforma Judiciária e Secretaria de Assuntos Legislativos (SAL)
Serviço: Seminário: Prisão Provisória e Seletividade: debate sobre seu uso contemporâneo Data: 26/10/2012 Horário: 9h às 18h Local: Conselho da Justiça Federal. SCES – Trecho 3 – Pólo 8 – Lote 9. Auditório. Brasília (DF) Inscrições: thalita.rocha@mj.gov.br
Clique aqui para ler a 4ª edição do Informativo da Rede Justiça Criminal.