Por Júlia Ballarini (acesse o texto original publicado pela Rádio Agência Nacional)
Casos de feminicídios caíram em São Paulo, mas outras formas de violência contra a mulher aumentaram no terceiro trimestre de 2021. É o que revela o Instituto Sou da Paz.
Estupros de vulneráveis representam 79% dos estupros no terceiro trimestre de 2021. Os registros desse crime cresceram 9,4% no interior, enquanto na capital paulista recuaram em 11,2%. No terceiro trimestre de 2021, os homicídios dolosos contra mulheres, incluindo feminicídios, reduziram 14,4% em todo estado, se comparado ao mesmo período do ano anterior.
No entanto, outras formas de violência contra a mulher aumentaram no período. É o caso da lesão corporal dolosa contra mulheres, ou seja, casos de agressão que não têm como resultado a morte das vítimas, aumentaram 9,3 % no estado e expressivos 35,9% na capital paulista ,seguida da grande São Paulo ,onde aumentou 9,7 %.
Já no caso dos estupros, houve um aumento de 3% nos estupros de vulneráveis em todo estado, o que revela um aumento nas notificações do crime contra vítimas menores de 14 anos ou pessoas cuja condições de saúde as impedem de discernir o ato violento.
Esse tipo representou 79% dos estupros do terceiro trimestre de 2021 e seus registros cresceram 9,4% no interior, enquanto na capital recuaram em 11,2%. O destaque positivo foi a expressiva redução na capital paulista. Mesmo com o aumento dos casos no estado, a capital apresentou 5,6% nas ocorrências de estupros em geral, no terceiro trimestre de 2021 quando comparado ao mesmo período de 2020. Nos casos de estupros de vulneráveis, a capital apresentou redução expressiva de 11,2% no período analisado.