CONTATO

Telefone: (11) 3093-7333, segunda a sexta, das 9h às 18h. E-mail: atendimento@soudapaz.org ou use o formulário ao lado.


Assessoria de Imprensa

Envie pedidos de informação ou entrevista, com prazo, para imprensa@soudapaz.org ou utilize o formulário ao lado.

    NOTÍCIAS

    Políticas estaduais que trouxeram avanços na segurança brasileira são tema de seminário com secretários

    26 de abril de 2023 às 11:45

    Instituto Sou da Paz e Insper promovem evento de lançamento do II Balanço das Políticas de Gestão para Resultado na Segurança Pública, que evidencia iniciativas estaduais que representam boas práticas de gestão na área

    Quais as políticas públicas aplicadas na área de segurança trouxeram resultados positivos nos estados brasileiros? Elas avançaram ou sofreram retrocessos nos últimos anos, em especial na última gestão entre 2019 e 2022? Outros estados passaram a implementá-las?

    No dia 3 de maio acontece em São Paulo o Seminário Desafios da Gestão na Segurança Pública, promovido pelo Instituto Sou da Paz em parceria com o Insper, com o objetivo de discutir avanços e desafios da gestão da área no país e evidenciar quais são as iniciativas praticadas pelos estados que podem ser consideradas modelos exitosos de política pública de segurança no Brasil.

    Confira a programação e inscreva-se!

    Esse foi o mote do II Balanço das Políticas de Gestão para Resultado na Segurança Pública, que será lançado no evento, que contará com dois painéis. O primeiro terá como foco a apresentação do estudo por Carolina Ricardo, diretora executiva do Instituto Sou da Paz, Ludmila Ribeiro, coordenadora do Crisp (Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública), da UFMG, e Sandro Cabral, especialista em gestão pública e professor do Insper.

    Já o segundo painel discutirá experiências estaduais e o papel do Governo Federal na indução de políticas de Gestão para Resultado na Segurança Pública no Brasil e contará com a presença de autoridades como Tadeu Alencar, secretário nacional de Segurança Pública, Álvaro Fajardo, secretário de Estado de Economia e Planejamento do Espírito Santo; Jean Francisco Bezerra Nunes, secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba; e Cel. BM Edgard Estevo da Silva, secretário Adjunto de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais. A mediação será de Natália Pollachi, gerente no Instituto Sou da Paz.

    Sobre o estudo

    O material, que teve sua primeira versão publicada em 2016, foi um dos primeiros esforços de análise e sistematização dos desafios e aprendizados evidenciados nas práticas de gestão para resultados na segurança em todas as regiões brasileiras. Na primeira versão, oito estados compartilharam suas políticas: Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2017 realizamos o lançamento do material em parceria com o Insper.

    Passados seis anos da elaboração do primeiro balanço das políticas de gestão para resultados na segurança pública, tornou-se necessário voltar a debruçar-se sobre o tema e fazer um novo levantamento. Estariam os estados analisados em 2016 com suas políticas em curso? Houve avanços ou retrocessos? Houve mudanças significativas nas metodologias? Outros estados passaram a implementá-las? E com essas questões em mente, o Instituto Sou da Paz desenhou uma nova versão do projeto, aproveitando o final de um novo ciclo de gestões estaduais, entre 2019-2022, para voltar a realizar o levantamento e análise dessas políticas nos estados brasileiros.

    Assim, o Instituto Sou da Paz, com apoio do Instituto Galo da Manhã e Republica.org, elaborou o relatório II Balanço das Políticas de Gestão para Resultados na Segurança Pública em 2022 para atualizar o conhecimento sobre o status das diferentes políticas, descrever seus desenhos institucionais e metodologias, apresentar as reflexões sobre os desafios e aprendizados a partir dos grupos de trabalho realizados com os gestores e gestoras responsáveis por sua implementação aliando com o conhecimento científico produzido sobre o tema no estados de Alagoas (AL), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Sul (RS) e São Paulo (SP), para, por fim, apresentar proposições que possam ser úteis para gestores que queiram desenvolver programas dessa natureza ou para aqueles que buscam aprimorar as que já estejam em curso.

    Confira a programação:

    Dia 3 de maio, no Insper: Rua Quatá, 300, Vila Olímpia.

    9h – 9h30: Recepção e credenciamento dos convidados

    09h30 – 10h45 [Mesa I]: Boas Vindas e Balanço das Políticas de Gestão para Resultados na Segurança Pública

    Carolina Ricardo – Instituto Sou da paz – II Balanço das Políticas de Gestão para Resultados na Segurança Pùblica

    Sandro Cabral –  INSPER   – A força dos incentivos em Segurança Pública

    Mediação e debate: Ludmila Ribeiro – CRISP/UFMG

    Metodologia: Cada painelista tem 20 minutos para apresentar e o mediador faz comentários nos 20 minutos finais.

    10h45 – 12h45 [Mesa II]: Experiências estaduais  e o papel do Governo federal na indução de políticas de Gestão para Resultado na Segurança Pública no Brasil

    Francisco Tadeu Barbosa de Alencar (Secretário Nacional de Segurança Pública) Álvaro Fajardo (Secretário de Estado de Economia e Planejamento do Espírito Santo); Jean Francisco Bezerra Nunes (Secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba); Delegado Antonio Padilha (diretor do RS Seguro); Cel. BM Edgard Estevo da Silva (Secretário Adjunto de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais).

    Moderação: Natália Pollachi – Instituto Sou da Paz

    Metodologia: A mesa é destinada a apresentação dos gestores, com foco na breve descrição da política de gestão para resultados, seus desafios e principais resultados Cada gestor terá 15 minutos para sua exposição.

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações