Entrevista de Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz, ao podcast feito por Policy Zone (Clique para acessar escutar o episódio)
Descrição do episódio:
O descontrole de armas começa a mostrar sua cara. Os 40 decretos e normas que flexibilizaram as regras para a venda de armas de fogo e munição ao longo destes últimos 3 anos surtiram efeito. O número de licenças para armas de fogo mais que quintuplicou de 2018 a 2022, chegando a mais de 650.000. Todo dia, são mais de 1.300 armas de fogo compradas por civis.
Direito de defesa, liberdade individual, cidadão de bem que não faria nada de errado, … estas são algumas das mensagens que os defensores por um maior acesso às armas de fogo utilizam nas redes sociais para conectar com os valores de muitas pessoas. Mas se os EUA — onde os mesmos argumentos são utilizados e onde o número de mortes por armas de fogo têm aumentado — nos mostra alguma coisa, é que o Brasil não deveria seguir o mesmo caminho. É sobre isto e muito mais que conversei com a Carolina Ricardo, diretora executiva da ONG Instituto Sou da Paz que busca contribuir para a efetivação de políticas públicas de segurança e prevenção da violência.