O Instituto Sou da Paz tomou conhecimento de iniciativas com o uso da expressão “Sou da Paz” associada a campanhas político-partidárias. O uso de expressão da língua portuguesa é livre, mas alertamos que, neste contexto, ela não se relaciona com o Instituto Sou da Paz enquanto pessoa jurídica da sociedade civil. Ainda que estejamos trabalhando e incentivando ações e campanhas que coíbam a violência política e achemos salutar iniciativas que promovam a pacificação do período eleitoral, é importante esclarecer que o Instituto Sou da Paz não apoia ou endossa nenhuma candidatura específica e nem está associado a nenhum partido ou movimento político. Quanto aos casos que utilizam a logomarca do Instituto Sou da Paz, acompanhada ou não de alterações, declaramos que esse uso não está autorizado e poderá ensejar providências legais cabíveis.
O Instituto Sou da Paz é uma organização da sociedade civil criada para contribuir para a implementação de políticas públicas de segurança que sejam eficientes e pautadas por valores democráticos e pelos direitos humanos e reafirma o caráter suprapartidário de sua atuação, com o compromisso de criar pontes e dialogar com diferentes espectros políticos, mas sem apoiar especificamente nenhum partido.
Ao longo dos nossos mais de 20 anos de trajetória, atuamos em parceria com diversos governos municipais, estaduais e federais, independentemente de orientações ideológicas ou colorações partidárias. As únicas bandeiras que regem nossa atuação em prol da segurança pública nacional são a defesa inconteste da lei, da Constituição Federal, da República e do regime democrático.
No contexto das eleições de 2022, o Instituto não apoia e nem apoiará nenhum partido ou candidatura específica, porém, como fez nos últimos anos, tem construído agendas de propostas para a segurança pública nacional e dos estados.
Nossas propostas para melhorar a segurança pública brasileira são apoiadas em evidências técnicas e científicas e estamos abertos ao diálogo com quaisquer candidaturas que queiram conhecer e incorpora-las em seus planos de governo.