Ação mobilizou parceiros do Instituto que contribuíram com recursos para aquisição das máscaras; região de São Paulo é a mais afetada pelo coronavírus
Na última sexta feira, 22 de maio, 62.865 máscaras foram entregues a parceiros de 12 instituições da Brasilândia, zona norte de São Paulo, como forma de minimizar as possibilidades de contágio por Covid-2019 da população que ali reside. Esta ação integrou uma campanha organizada pelo Instituto Sou da Paz que mobilizou financiadores e diversos doadores para contribuírem com recursos financeiros para aquisição de máscaras de tecido para serem distribuídas aos moradores de uma das regiões mais gravemente afetadas por esta pandemia.
O valor arrecadado permitiu a aquisição de mais de 56 mil máscaras e a empresa fabricante se comprometeu com a doação de mais 6 mil unidades. O Instituto Sou da Paz mapeou e dialogou com os parceiros locais, organizando a quantidade de máscaras a partir da demanda indicada por cada instituição.
Foram entregues 32.500 máscaras para parceiros de governo local (educação, saúde e assistência social), que se comprometeram a distribuir aos usuários de seus serviços de atendimento e as demais unidades, 30.365, foram divididas entre nove organizações e coletivos locais que estão atuando bravamente no combate à Covid-19, realizando coleta e doação de alimentos, materiais de higiene e limpeza, entre outras demandas locais.
“Por meio da equipe do Instituto que atua na Brasilândia, mapeamos quais eram as demandas dos moradores e entendemos que as máscaras eram uma necessidade local”, comenta Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz. “A partir disso, mobilizamos parceiros, entre doadores e membros da comunidade, que se comprometeram a tornar essa ação possível com o objetivo de prevenir o espalhamento no vírus no território”.
As instituições beneficiadas foram: Supervisão Técnica de Saúde (STS) FÓ, Diretoria de Ensino Norte 1, Supervisão de Assistência Social (SAS) FÓ, Associação de Lutas e Promoção Social (ALPS), Instituto Ade Ferreira, Instituto Pedro Henrique, Líder Comunitário Rodrigo Olegário, Preto Império, Líder Comunitária Mayara Amaral, Pastoral do Menor, Brasilândia Solidária e Rede do Bem 2020.
Além das distribuição das máscaras, o Instituto Sou da Paz produziu um card informativo com orientações sobre a importância do uso da máscara e estratégias para sua adequada higienização, para ser distribuído virtualmente.