Com o slogan “Afaste sua família das páginas policiais”, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Guarda Civil Metropolitana, e Instituto Sou da Paz realizarão uma Campanha de Entrega Voluntária de Armas e Munições entre os dias 8 e 15 de setembro na cidade de São Paulo.
A iniciativa chama a atenção para as mortes que poderiam ser facilmente evitadas se não fosse a presença da arma em casa, já que todos os anos mais de 38 mil brasileiros morrem vítimas de armas de fogo.
Nesse ano a entrega de armas e munições na cidade de São Paulo está ainda mais fácil. Além dos 35 postos fixos nas Inspetorias da Guarda Civil Metropolitana, serão montados mais quatro postos provisórios que funcionarão com apoio da Base Móvel da GCM durante toda a semana.
A Campanha conta com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Igreja Católica.
Os postos provisórios funcionarão das 8h às 17h nas datas e locais abaixo indicados:
Zona Norte – 9 e 14 de setembro
Clube Escola Pirituba
Av. Agenor Couto de Magalhães,32
Zona Sul – 8 e 11 de setembro
Catedral do Campo Limpo
R. Campina Grande, 400
Zona Leste – 12 e 15 de setembro
Paróquia São Mateus
R. Antonio Previato, 1343
Zona Oeste – 10 e 13 de setembro
Paróquia São Patrício.
Av. Octacílio Tomanik, 1555, Rio Pequeno
O que é preciso saber?
• Não é preciso se identificar e nem dizer de onde veio a arma.
• Caso nenhum destes postos seja próximo à sua casa, saiba que São Paulo tem mais de 150 postos de coleta, 35 deles da Guarda Civil Metropolitana. Verifique o local mais próximo de sua residência no site www.entreguesuaarma.gov.br
• Portar arma é crime, portanto lembre-se de imprimir a guia que trânsito que autoriza o transporte da arma até o posto de entrega.
• Separe a arma da munição e embale de forma que impeça o uso imediato.
• A indenização varia de R$ 150 a R$ 450, dependendo da arma.
• No posto, você cadastrará uma senha e receberá um recibo, com isto poderá sacar sua indenização em qualquer caixa do Banco do Brasil 24h após a realização da entrega.
• As armas serão danificadas.
Para mais detalhes sobre a Campanha acesse: http://www.soudapaz.org/desarmasp/
e http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/seguranca_urbana/ ou ligue 153.
A Campanha Nacional de Desarmamento é promovida pelo Governo Federal e os recursos para o pagamento de indenizações são do Ministério da Justiça. A ação é permanente e há postos espalhados por todo país.