Na última semana o Instituto Sou da Paz participou do “Diálogos da Esperança – ECA: Avanços e Desafios”, promovido pela Rede Globo. Com uma reflexão sobre os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente o encontro foi precedido por discussões sobre a importância da lei no Brasil.
Mediado pelo jornalista Pedro Bial o encontro contou com as vozes de: João Ricardo Costa, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros; Daniel Cara, coordenador-geral da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação; Reinaldo Bulgarelli, sócio-diretor da Txai Consultoria e Educação; Luciana Guimarães, especialista em direitos humanos e conselheira do Sou da Paz; além de um time de mobilizadores formado por Leandra Leal, Dira Paes, Lázaro Ramos e Flávio Canto.
O evento também destacou os 30 anos do Criança Esperança, projeto que ajudou mais de 5 mil projetos sociais, beneficiando diretamente mais de 4 milhões de crianças e adolescentes. Durante 15 anos o Instituto Sou da Paz foi um dos grandes parceiros da iniciativa com o “Espaço Criança Esperança”. Concebido como um centro de referência para o atendimento de crianças, adolescentes e jovens das periferias de grandes centros urbanos, o Espaço buscou o fortalecimento das comunidades nos locais onde foi implementado.
Na ocasião foi lançado o livro “Criança Esperança: 30 anos, 30 histórias – há 30 anos ativando a esperança”, que traz um retrato de como é possível reescrever destinos e superar expectativas. São 30 depoimentos, sendo 25 deles de pessoas que encontraram um caminho para romper o ciclo de pobreza e violência em suas comunidades, morros e favelas.
-Dia 26/07 o “Diálogos da Esperança – ECA: Avanços e Desafios” será exibido pela GloboNews às 21h.