A pesquisa “De onde vêm as armas do crime”, apresentada pelo Sou da Paz no Seminário de 10 anos do Estatuto do Desarmamento em dezembro do ano passado, teve ampla repercussão na imprensa nacional e internacional. O estudo revela o perfil das armas apreendidas em São Paulo em 2011 e 2012, considerando o tipo, calibre, marca, nacionalidade e ano de fabricação, entre outras características.
Veículos internacionais como BBC, El País, The Times e In Sight Crime fizeram reportagens destacando os dados da pesquisa inédita, assim como muitos dos principais canais de comunicação do Brasil. “A grande cobertura da imprensa sobre um assunto tão importante é fundamental para a difusão do conteúdo para elaboração de políticas públicas de segurança e afastamento de diversos mitos que ainda são amplamente divulgados sobre o controle de armas”, afirma Bruno Langeani, coordenador da área de Sistemas de Justiça e Segurança Pública do Sou da Paz.
Entre outras informações, a pesquisa identificou que, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a grande maioria das armas usadas pelos criminosos são revólveres e pistolas de fabricação nacional e calibre permitido para uso civil, e não armamentos pesados, como fuzis e metralhadoras.
Para Langeani, outro dado que demonstra a importância do Estatuto do Desarmamento, que completou 10 anos em dezembro último, é o fato de que 64% das armas apreendidas com criminosos foram fabricadas antes do Estatuto. “Isso mostra que ainda estamos sofrendo hoje as consequências de uma legislação mais frouxa de controle de armas que existia antes de 2003”, explica.
Clique aqui para ler a pesquisa completa.