O Sou da Paz participou recentemente da Conferência Regional de Revisão da Declaração de Genebra sobre Violência Armada e Desenvolvimento, realizada na Guatemala entre 28 e 30 de abril. O encontro reuniu mais de 100 participantes de 22 países para discutir o compromisso dos estados membros da Declaração de Genebra de avançar na redução da violência armada em situações de conflito e contextos de insegurança.
A Conferência se estruturou em sessões plenárias que abordaram análises da situação da violência armada na América Latina, as principais lições aprendidas e a definição de linhas de ação futuras para a prevenção, combate e controle da violência armada. Além disso, os países participaram de painéis temáticos sobre a problemática dos jovens como vítimas e vitimadores; a relação entre violência contra as mulheres e violência armada; as políticas de prevenção baseadas em um enfoque comunitário, entre outros.
O embaixador da Suíça Jürgen Benz destacou o apoio aos esforços regionais para resolver o problema. “É indispensável superar esquemas clássicos de cooperação para dar lugar a um trabalho conjunto que responda à multicausalidade do problema de violência”, pontuou.