Deputados da Comissão Especial que analisa o projeto que enfraquece o Estatuto do Desarmamento decidiram encerrar a sessão de hoje (17) na Câmara e adiar a votação. O Instituto Sou da Paz já havia se manifestado publicamente pela necessidade de mais debates, já que o substitutivo apresentado pelo relator Dep. Laudívio Carvalho trazia mais de 100 artigos e muitas modificações frente ao projeto original do Deputado Peninha Mendonça.
Ontem, menos de 24h antes da reunião, foi apresentado um segundo relatório substitutivo e, pelos debates, é possível que na próxima semana seja anunciado um terceiro texto. Vários congressistas e autoridades públicas têm demonstrado preocupação com as alterações propostas que caminham para facilitar a compra e permitir que civis andem armados.
O Sou da Paz, que trabalha há mais de 15 anos para influenciar políticas públicas pela redução da violência, seguirá acompanhando de perto este processo ao lado de instituições públicas e de outras organizações da sociedade civil para barrar retrocessos que joguem no lixo anos de avanço conquistados no campo da segurança pública.