O Instituto Sou da Paz recebeu 65 inscrições de ações das corporações policiais, sendo 47 projetos de policiais militares, 15 de policiais civis e 3 de policiais técnico-científicos.
No total foram inscritas 30 ações na capital e 35 no interior.
Nesta edição serão premiadas ações que tenham como objetivo a redução de roubos, crime que apresenta altos índices e impacta diretamente na sensação de segurança pública do Estado de São Paulo.
As três iniciativas mais bem avaliadas receberão prêmios em dinheiro, dois no valor de R$ 10 mil e um de R$ 20 mil. Além disso, serão conferidas menções honrosas e um prêmio não financeiro para a ação finalista mais votada pelo público no site.
A premiação ocorrerá no dia 10 de dezembro, no Theatro Municipal de São Paulo.
Próximos passos
A avaliação dos projetos será realizada por uma comissão formada por especialistas em segurança pública e policiais de outros estados, em duas etapas. Dentre os itens que serão valorizados estão a estruturação da ação, a redução efetiva do crime de roubo e o alinhamento aos princípios do prêmio como a proporcionalidade no uso da força, a não discriminação e o desenvolvimento de ações integradas entre as polícias.
Na primeira etapa serão analisadas as fichas de inscrição e as informações adicionais enviadas pelos policiais através do site. Após esta avaliação serão escolhidas as ações finalistas.
Na segunda etapa as ações finalistas receberão a visita de técnicos que conhecerão pessoalmente os projetos e coletarão maiores informações, inclusive com relação à efetiva redução do crime de roubo. Após esta nova coleta de dados, uma nova avaliação será realizada e as vencedoras serão escolhidas.
Clique aqui e conheça os projetos contemplados nas últimas edições.
Mais informações do 6º Prêmio Polícia Cidadã no site www.soudapaz.org/premiopolicia/