Entre os dias 20 e 21 de março, o primeiro encontro da série Diálogos de Segurança Cidadã, realizado no Rio de Janeiro, contou com a participação de representantes de países da América Latina e da África do Sul. O evento abordou temas relevantes para a segurança pública, avaliando impactos e a eficácia de diferentes iniciativas que visam reduzir a violência e que afetam grande parte dos cidadãos destas regiões.
A iniciativa do Instituto Igarapé contou com a participação de Melina Risso, diretora do Sou da Paz, e Carolina Ricardo, analista sênior da instituição. Na ocasião as representantes do Sou da Paz apresentaram dados da queda dos homicídios em São Paulo e um balanço das ações que podem ter contribuído para este episódio,seguido pelos desafios atuais.
“Há muitas explicações para a queda dos homicídios em São Paulo, nenhuma delas totalmente conclusiva. Por isso é sempre bom fazer essa discussão, além de atualizar o debate sobre o perfil das mortes violentas em São Paulo, com novos desafios, como a alta participação de mortes em ações policiais”, explica Carolina.
O evento Diálogos de Segurança Cidadã seguirá com conferências em Bogotá, México e Cidade do Cabo, reunindo lideranças de governo, setor privado e especialistas acadêmicos para aprofundar as tecnologias sociais inovadoras em segurança pública que funcionam nesses países.