Nos dias 6 e 7 de novembro, o Instituto Sou da Paz participou do segundo encontro da série dos Diálogos de Segurança Cidadã na Cidade do México. O encontro reuniu especialistas em segurança pública de diversos países da América Latina e África do Sul com o objetivo de promover reflexões sobre experiências em redução de violência
A iniciativa possibilitou o diálogo entre especialistas de diferentes áreas sobre ações de impacto positivo na redução e prevenção da violência nestes países. Carolina Ricardo, analista sênior do Instituto Sou da Paz, participou do painel sobre experiências de segurança cidadã na América Latina e apresentou o caso do Estado de São Paulo, com seus avanços e desafios na segurança pública.
“É muito importante compartilhar experiências de segurança púbica entre diferentes países. Sempre há aprendizados, além de ser possível conhecer como outros países enfrentaram problemas semelhantes ao que vivemos no Brasil”, explica Carolina Ricardo.
Na ocasião os representantes do Brasil, da Colômbia, do Chile, de El Salvador, da Guatemala e do México lançaram uma declaração regional pedindo que questões relacionadas à segurança, justiça e governança sejam uma prioridade na futura agenda mundial de desenvolvimento, que substituirá as atuais metas do milênio e que está sendo negociada nas Nações Unidas entre 2014 e 2015.
O evento foi organizado pela organização mexicana INSYDE, em parceria com o Instituto Igarapé do Brasil, a Fundación Ideas para la Paz da Colômbia e o African Police Civilian Oversight Forum, da África do Sul. A série de encontros dos Diálogos de Segurança Cidadã é apoiada pelo International Development Research Centre (IDRC), Banco Interamericano de Desenvolvimento (IADB) e Saferworld.