Sou da Paz apresentou estudos inéditos para representantes da Fundação CASA e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, como forma de contribuir para as ações preventivas realizadas por estas instituições parceiras.
O diagnóstico “Família e Rede de Proteção” foi realizado por meio de entrevistas com familiares de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de meio fechado, semiliberdade e meio aberto. Na apresentação, que ocorreu em junho na sede da Fundação CASA, a presidente Berenice Giannella elogiou o diagnóstico, enfatizando a importância de parcerias para o desenvolvimento dos trabalhos. Estavam presentes também a diretora técnica, Maria Eli Bruno, e representantes das superintendências pedagógica, de saúde e de segurança, além de técnicos da DRM V (Divisão Regional Metropolitana V).
Realizado em 2015 no bairro da Brasilândia, zona norte da capital, o estudo teve como objetivo traçar um panorama de como a rede de atendimento ao adolescente dialoga entre si e com os familiares dos atendidos.
Já os achados da pesquisa “Aspectos da trajetória de adolescentes e jovens envolvidos com roubo”, realizada pelo Sou da Paz em 2013 e 2014, foram debatidos com os técnicos de todos os serviços de atendimento de medidas socioeducativas vinculados à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
A pesquisa buscou entender as possíveis motivações para o envolvimento de adolescentes em ato infracional equiparado ao roubo.