No primeiro semestre de 2016 o Instituto cumpriu mais uma etapa do desenvolvimento dos trabalhos realizados em um serviço de atendimento às medidas socioeducativas de meio aberto (SMSE/MA) da Brasilândia, conveniado com a prefeitura de São Paulo.
O projeto desenvolveu metodologias visando aprimorar o atendimento ao adolescente em conflito com a lei, elaborando estratégias, em conjunto e consonância com a equipe técnica do serviço, para fortalecer os trabalhos a partir de três eixos:
Formação técnica e teórica dos profissionais – Para auxiliar a construção do projeto político pedagógico com os princípios norteadores para a execução do trabalho da equipe, o Instituto sistematizou e implantou metodologia específica onde os processos formativos incidiam para a escrita do documento.
Fortalecimento do trabalho de grupo – a equipe do Sou da Paz problematizou, organizou e acompanhou os grupos realizados com adolescentes e seus familiares durante o semestre para auxiliar no desenvolvimento das reuniões mensais promovidas pelos técnicos.
Gestão – O projeto também realizou encontros com gestores do serviço para ajudar a desatar os nós mais complicados do trabalho. “A gestão mais preparada consegue enfrentar e superar os desafios propostos” comenta Rodrigo Pereira, coordenador da Área de Prevenção do Sou da Paz.
“Diagnosticar e desenvolver as potencialidades de uma política pública tão importante para a garantia de direitos, inserção social e prevenção à violência é fundamental nos dias de hoje”, reforça Pereira, que comemora com a equipe os primeiros resultados.
A atuação do Instituto será reforçada com a assinatura do projeto vinculado ao FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente), que terá prazo até o segundo semestre de 2017.