Em setembro de 2016, o Instituto Sou da Paz iniciou a execução do projeto, aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e financiado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD), iniciando parceira com outra organização não governamental, executora do atendimento socioeducativo em meio aberto (SMSE-MA).
O projeto objetiva aprimorar o atendimento ao adolescente em conflito com a lei, elaborando estratégias, em conjunto com a equipe técnica do serviço, para fortalecer o trabalho socioeducativo. A atuação se estrutura em quatro eixos fundamentais: formação continuada dos profissionais, reflexão das práticas socioeducativas, articulação de oportunidades para os adolescentes e jovens e articulação em rede.
O primeiro momento da parceria é de articulação e reconhecimento entre as instituições. O Sou da Paz buscou compreender como o trabalho vem sendo realizado e ouviu da equipe do SMSE-MA onde a parceria deve centrar forças. “Em 2017, trabalharemos com fortalecimento dos espaços grupais, planejamento de atividades externas que possibilitem à circulação e ocupação dos espaços públicos pelos jovens e a troca de conhecimentos com os profissionais, ampliando as possibilidades de atuação e reflexão teórica sobre o seu fazer”, comenta Rodrigo Pereira, coordenador da área de Prevenção da Violência, do Instituto Sou da Paz.
Com a chegada dos recursos do FUMCAD a equipe de profissionais do Instituto foi ampliada e atualmente, as ações são desenvolvidas em parceria com dois serviços da região Freguesia do Ó/Brasilândia.
“Desenvolver as potencialidades de uma política pública tão importante para a garantia de direitos, inserção social e prevenção à violência, é fundamental”, finaliza Pereira.