A Campanha “Máscaras para a Brasilândia”, lançada pela Rede Brasilândia Solidária, ganhou importante apoio do Instituto Sou da Paz. Ao todo, o Instituto está doando 62.865 máscaras para o distrito da região norte da capital, sendo que 12.365 foram distribuídas, na última segunda-feira (1º), pela Rede Brasilândia Solidária, para 20 entidades sociais que atuam na região.
Entre as entidades, está a Associação dos Moradores da Favela Jardim Vista Alegre, que recebeu 500 máscaras na última segunda-feira (1º). A diretora da organização comunitária, Elisabete Lima, salientou a importância da doação, “as máscaras chegam num momento oportuno, quando precisamos ajudar as pessoas a se cuidarem e cuidarem do outro”.
A doação beneficia muitas famílias que não têm condições financeiras para adquirir o artigo de proteção, indispensável durante a pandemia, que atinge com mais letalidade as periferias brasileiras.
No dia 19 de maio, a Rede Brasilândia Solidária também recebeu a doação de 100 mil máscaras do Banco Daycoval, que foram entregues para as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da região. Agentes de Saúde estão distribuindo as máscaras para a população, sempre com orientações sobre o uso correto e a importância do isolamento social.
Costureiras Solidárias
Outro grande e importante apoio, vem das 20 costureiras voluntárias, que estão confeccionando máscaras com doações de tecidos e elásticos recebidos por meio da Campanha “Máscaras para a Brasilândia”. Muitas voluntárias nunca tinham costurado para outras pessoas, fora da família, mas sentiram a necessidade de ajudar a região com maior número de mortes pela covid-19 em São Paulo.
A Rede Brasilândia Solidária é uma rede horizontal de enfrentamento da pandemia, com mais de 300 voluntários, que vem se constituindo, desde a segunda quinzena de março, encabeçada por lideranças locais e, hoje, em articulação com representantes da Saúde, Assistência Social, Segurança Pública, Cultura, Educação, dentre outros. Qualquer pessoa, ou organização pode participar deste Coletivo. O momento deve ser de união e solidariedade.
Outras ações e reivindicações da Rede
Espaços Públicos para Isolamento: reivindicação junto à Secretaria de Saúde Municipal sobre a formação de espaços públicos de isolamento, para pessoas assintomáticas e, que tenham sintomas leves, para acompanhar o estado clínico e evitar a contaminação de mais pessoas na Brasilândia. A testagem em massa, também é outra pauta.
Faixas nas ruas: com a doação de recursos, a Rede conseguiu produzir 100 faixas de alerta e prevenção, que estão sendo colocadas nas ruas do distrito.
Alertas: carros de som e trios elétricos, estão circulando pelas ruas para conscientizar as pessoas sobre o perigo do coronavírus.
Arrecadação de Alimentos: A Rede Brasilândia Solidária está recebendo doações de cestas básicas e alimentos que são entregues às famílias que necessitam, as que já têm cadastro com entidades que participam do coletivo e, as que procuram ajuda. Também há uma conta bancária para receber doações.
Estamos recebendo doações de:
- Alimentos não perecível;
- Material de limpeza;
- Álcool em gel;
- Máscara.
Endereço para entregar suas doações: Rua Afonso de Carvalho, 16 – Freguesia do Ó – CEP: 2978-040 / segundas, quartas e sextas, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.
Banco do Brasil
Agência: 0687-4
Conta: 55703-X
Instituto Saci – Saberes Cultura e Integração – CNPJ: 17.633.392/0001-29
Contato: Carlos Cordeiro – (11) 98802-4239 / Fábio – (11) 98802-4239 / Jabes Campos – (11) 95037-5005 / João Trevisan – (11) 96469-2923.