A cooperação internacional é uma importante ferramenta para o trabalho das ONGs, pois permite que elas atuem em rede, conheçam e troquem experiências de sucesso e lutem, juntas, por causas que ultrapassam as fronteiras nacionais.
Por acreditar neste trabalho integrado entre organizações e por já ter experiência na luta pelo controle de armas no Brasil, o Sou da Paz integra a campanha Control Arms, sendo seu representante no país. A experiência brasileira adquirida com o Estatuto do Desarmamento contribui para a discussão dos moldes e das regras que devem ser estabelecidas pelo Tratado.
Desde o lançamento da Campanha o Instituto Sou da Paz vem organizando atos públicos e trabalhando junto ao governo brasileiro para que os interesses da sociedade civil estejam contemplados no Tratado. Dessa forma organizou no país a Campanha Million Faces – abaixo assinado visual que pedia a construção do Tratado – as Consultas Populares e atos públicos, entre eles o realizado na fonte do lago do Ibirapuera, em São Paulo, além de diversas ações de mobilização.
A partir de 2005 o Instituto Sou da Paz passou a integrar o ATT STEERING COMMITEE – grupo de 15 ONGs espalhadas pelo mundo que desenvolvem e executam as estratégias políticas em prol do Tratado na ONU. O Sou da Paz é responsável pela secretaria técnica do grupo, coordenando e facilitando o trabalho conjunto dos membros.