O Instituto Sou da Paz comemora a decisão da Secretaria Municipal de Segurança Urbana de tornar permanente o Grupo Técnico do Plano de Controle de Armas da Cidade de São Paulo, publicada no Diário Oficial da Cidade nesta sexta-feira (30). Criado em 2010, o Plano é coordenado pelo Sou da Paz em parceria com órgãos públicos e membros da sociedade civil e tem o objetivo de reduzir as mortes por armas de fogo na capital.
Com a medida, o Grupo Técnico (composto pelos órgãos responsáveis pelo controle de armas na cidade) passa fazer parte do Grupo de Gestão Integrada Municipal, ampliando o alcance das ações e consolidando seus resultados. Outra mudança fica por conta do nome, que passa a ser Comitê de Controle de Armas e Desarmamento.
O Grupo se reúne mensalmente há um ano e meio e já alcançou resultados importantes, como o aprimoramento de processos relativos à campanha de entrega voluntária de armas, a redução dos estoques de armas em circulação e a melhoria da gestão do controle de armas na cidade.
“Esta integração é extremamente inovadora e mostra que a integração entre a sociedade civil e órgãos governamentais pode trazer resultados grandiosos e inspirar políticas públicas. A institucionalização do Grupo Técnico certamente irá contribuir para tornar a cidade ainda mais segura, com menos armas em circulação e mais vidas protegidas”, afirma Alice Andrés Ribeiro, coordenadora da Área de Controle de Armas do Sou da Paz.