O Instituto Sou da Paz deu início nesta quarta-feira (3) ao programa PerguntAção, do Instituto Paulo Montenegro – organização sem fins lucrativos que coordena o investimento social do Grupo IBOPE. O projeto acontecerá no Espaço Criança Esperança – CE Oswaldo Brandão, zona norte de São Paulo, e tem como objetivo realizar uma pesquisa participativa sobre perfil e interesses dos adolescentes e jovens na Brasilândia.
Cerca de 30 jovens entre 15 e 20 anos vão se organizar coletiva e participativamente para a realização desse projeto, que terá a duração de dois meses. A primeira fase será de construção da pesquisa, em um segundo momento, esses jovens pesquisadores sairão a campo. Como conclusão do projeto, será feita uma tabulação e análise do material.
A principal finalidade da metodologia PerguntAção é a de capacitar grupos de atuação locais para consultas participativas de opinião, visando aumentar a articulação do grupo para investigar temas de interesse e aprofundar os conhecimentos sobre demandas locais.
“O Sou da Paz busca ampliar o seu atendimento a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social, visando fortalecer a rede de proteção social além de incentivar novas ações para o enfrentamento e redução de riscos ao qual este público está exposto”, explica o Coordenador da Área de Prevenção do Instituto, Ricardo Mello. “Nesse sentido, é importante aprofundar o conhecimento sobre o perfil e interesses dos adolescentes e jovens na Brasilândia”, completa.