Parceria entre associações lançou guia para jornalistas que evidencia falhas na disponibilidade de informações
Reportagem escrita pela Veja (clique aqui para acessar o texto original), sobre o “Segurança Pública em Dados: Guia prático para Jornalistas“, feito pelo Instituto Sou da Paz
O Instituto Sou da Paz lançou recentemente o “Segurança Pública em Dados: guia prático para jornalistas”, em parceria com o Instituto Fogo Cruzado, a Agência Fiquem Sabendo e a Associação Brasileira de Jornalismo (Abraji). A publicação inédita detalha o tema em todo o país.
A publicação mostra, por meio de pedidos via Lei de Acesso à Informação, que boa parte dos estados brasileiros ignora a LAI quando dados de Segurança Pública são solicitados. O guia está disponível no site do Instituto.
São Paulo foi o único estado que atendeu a todos os critérios avaliados. Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro apresentam de forma ativa informações de violência policial, Minas Gerais, por outro lado, nunca publicou o dado em sua história.
Em Roraima, a pesquisa que embasou o guia encontrou uma situação inusitada. O portal da transparência do estado está em manutenção e, em vez de dados, o site mostra uma frase atribuída a Dalai Lama (“Amor e a compaixão são necessidades, não luxos. Sem eles a Humanidade não pode sobreviver”). Além da mensagem, há uma previsão de que um novo portal ficará pronto “em breve”, porém o mesmo aviso está lá desde 2021.