CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Envie seu pedido de informação ou entrevista, com prazo, para
imprensa@soudapaz.org


    NOTÍCIAS

    São Paulo lidera a entrega voluntária de armas em 2014

    27 de março de 2014 às 03:31

    O último informe da Campanha do Desarmamento publicado pelo Ministério da Justiça em 5 de março de 2014 mostrou que São Paulo lidera a entrega voluntária de armas em 2014 com 1.067 das 2.931 armas entregues até o momento no Brasil (36% do que foi entregue no país). A liderança deu-se não só em números absolutos, mas também na taxa por 100 mil habitantes, na qual o Estado aparece em primeiro lugar com 34,21 seguida dos Estados de Pernambuco e Rio de Janeiro. 

    O Estado sempre esteve em lugar de destaque no número absoluto de entregas, tendo ocupado o primeiro lugar nos últimos 3 anos. Em 2013 o Estado recolheu 8.511 armas, um crescimento de 8% com relação ao ano anterior. 

    São Paulo tem o maior número de postos para entrega de armas no país, com mais de 600 locais em que o cidadão pode a qualquer tempo entregar voluntariamente armas e munições. No Estado há postos na Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Delegacias da Polícia Civil, e Guarda Civil. 

    Iniciativas como o Comitê de Controle de Armas e Desarmamento que o Instituto Sou da Paz e a Secretaria Municipal de Segurança Urbana desenvolvem na cidade de São Paulo ajudam a potencializar e estimular as campanhas provocando um aumento nas entregas de armas. Em São Paulo, a Guarda Civil Metropolitana há vários anos aparece como uma das instituições que mais recebe armas na Campanha, o que traz ideias de iniciativas para outros municípios ampliarem sua contribuição para a segurança pública.

    Incentivar com que o cidadão entregue sua arma além de reduzir riscos de mortes, acidentes e suicídios envolvendo sua família ainda contribui para evitar com que armas caiam em mãos erradas. O Estudo “De onde vêm as armas do crime” mostrou a preponderância de armas curtas, nacionais e de calibre permitido na mão do crime, das armas apreendidas, 65% são revólveres. Diversas pesquisas já comprovaram como o mercado legal impacta no mercado ilegal. A Arma mais entregue na campanha do desarmamento é também o revólver. 

    Retirar armas de circulação é importante em todas as frentes, por meio de estímulo a entrega voluntária pelo cidadão e pela retirada de armas ilegais de circulação pela polícia. Em São Paulo, se em 2013 foram entregues 8.511 armas voluntariamente, foram apreendidas no mesmo período 18.833. Ou seja, para cada arma entregue na campanha, 2,2 armas de fogo ilegais foram apreendidas pelas polícias. 

    O Instituto Sou da Paz atua com parceiros da sociedade civil e poder público para estimular a retirada de armas de circulação e implementar medidas que melhorem o controle de armas em São Paulo e no Brasil.

    Clique aqui para conhecer melhor o Comitê de Controle de Armas e Desarmamento.

    Clique aqui para saber como entregar armas e munições.

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações