CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Envie seu pedido de informação ou entrevista, com prazo, para
imprensa@soudapaz.org


    NOTÍCIAS

    Grupo de Especialistas Governamentais define recomendações para Tratado Internacional de Controle do Comércio de Armas

    28 de julho de 2008 às 03:48

    Aconteceu de 28 de julho a 8 de agosto, em Nova Iorque, a 3ª e última sessão do Grupo de Especialistas Governamentais (ou em inglês Governmental Group of Experts – GGE). O grupo é formado por especialistas de 28 países – incluindo o Brasil – e está discutindo os moldes e o escopo que deve ter o Tratado Internacional de Controle do Comércio de Armas. O Tratado tem como objetivo estabelecer regras claras e válidas para todos os países no que diz respeito às transferências de armas e munições.

    Antes, entre os dias 25 e 27, ocorreu uma conferência informal organizada pelo Geneva Forum – uma iniciativa de diversas organizações internacionais – que discutiu aspectos importantes do Tratado. O objetivo da conferência foi facilitar o diálogo entre o GGE e os demais países, além de dar voz a organizações da sociedade civil que trabalham com o controle de armas. Estavam presentes na conferência 53 pessoas, entre representantes dos países que formam o GGE, de países que não compõem o Grupo, de organizações não-governamentais de vários continentes e também de fabricantes de armas. A partir das discussões da conferência foi elaborado um relatório para ser entregue ao GGE e auxiliar as discussões do Grupo. 

    O Instituto Sou da Paz é uma das organizações não governamentais presentes na Conferência e na reunião do GGE. “Defendemos, durante a Conferência a necessidade de o Tratado dar uma resposta efetiva ao problema da violência urbana armada, que vitima milhares de pessoas anualmente, principalmente na América Latina, finaliza Denis Mizne, Diretor Executivo do Instituto. 

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações