CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Envie seu pedido de informação ou entrevista, com prazo, para
imprensa@soudapaz.org


    NOTÍCIAS

    Conheça a atuação estratégica do Sou da Paz na Brasilândia

    12 de janeiro de 2017 às 10:07

    Desde seu surgimento, o Sou da Paz foca suas ações para adolescentes e jovens, visando influenciar as políticas públicas e oferecer alternativas que impactem diretamente nas trajetórias de adolescentes envolvidos em ciclos de violência ou em conflito com a lei. As propostas do Instituto se caracterizam pelo diálogo com representantes de governos, pelo uso de estratégias de mediação com os parceiros e pela capacidade de reunir especialistas em segurança pública, líderes da sociedade civil e governos para enfrentar os desafios no campo.

    Presente em um dos territórios mais vulneráveis de São Paulo, a região da Brasilândia, periferia da zona norte da cidade, que apresenta um dos maiores indicadores de violência e vulnerabilidade do município, o Sou da Paz atua junto aos atores que compõem o sistema da rede de proteção social e garantia de direitos (poder público e sociedade civil) para fortalecer seus trabalhos e contribuir com a redução da imobilidade, vulnerabilidade e disparidade social.

    Em parceria com diversos atores estratégicos, o Sou da Paz pretende contribuir com a inserção destes adolescentes, oportunizando a de quebra de ciclos infracionais e de violência que estão expostos, propondo referenciais e metodologias ao poder público. Isso significa que o Instituto trabalha na articulação e qualificação de políticas públicas, intervenção direta e aproximação de parceiros para atuar na Brasilândia, visando projetar o bairro no debate público.
    A partir de um pressuposto sistêmico, interdisciplinar e intersetorial, o Sou da Paz estruturou um mapa que retrata seu plano de trabalho na Brasilândia, qual implica diversos níveis de ações e articulações.

    Os projetos implantados e desenvolvidos diretamente pelo Instituto buscam promover intersetorialidade para integrar o olhar especializado de cada serviço, de forma a promover uma compreensão e atuação sistêmica dos diversos problemas de atendimento à população desse local, em especial ao adolescente em conflito com a lei.

    1. Na parte central da ilustração, estão representados os projetos coordenados pelo Instituto, que estão articulados entre si e têm a característica de incorporar novas parcerias no território. No círculo azul está o Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) composto por representantes de diversas Secretarias Municipais e Estaduais de serviços públicos de atendimento à população e, na secretaria executiva, está o ISP como membro fundador, em 2008.

    2. Os atores apontados no segundo nível também são foco do plano de trabalho do Sou da Paz. Além dos projetos protagonizados pelo próprio Instituto (círculos amarelos), outros projetos de âmbito público ou organizados pela sociedade civil são objeto de articulação. O intuito da ampliação da rede de proteção social é promover aproximação de atores que qualifiquem o atendimento da comunidade e promovam, assim, o desenvolvimento social.

    3. Externos aos círculos estão representadas as diversas Secretarias Municipais, Estaduais e Federais com as quais o Instituto Sou da Paz vem dialogando e firmando parcerias para a realização do plano de trabalho no território na Brasilândia.

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações