CONTATO

Telefone: (11) 3093-7333, segunda a sexta, das 9h às 18h. E-mail: atendimento@soudapaz.org ou use o formulário ao lado.


Assessoria de Imprensa

Envie pedidos de informação ou entrevista, com prazo, para imprensa@soudapaz.org ou utilize o formulário ao lado.

    Podcast

    A sua segurança
    é pública

    Talvez você tenha reparado
    em um aumento no número de agentes de segurança ocupando cargos públicos e concorrendo nas eleições brasileiras. Talvez já tenha notado o uso de símbolos policiais, como uniformes, distintivos e viaturas, sendo utilizados com finalidades partidárias. Talvez você já tenha se deparado com programas na televisão sobre operações policiais ou com profissionais da segurança pública exibindo seu dia-a-dia em redes sociais, e ganhando dinheiro com isso. Todos esses elementos possuem algo em comum, estão por trás de um fenômeno político que vem se consolidando no Brasil: o Policialismo.

    Na primeira temporada de “A sua segurança é pública”,
    podcast produzido pelo Instituto Sou da Paz, apresentamos
    “o policialismo”, uma pesquisa sonora sobre a politização
    da polícia e a policialização da política.

    É importante ressaltar que as discussões levantadas no podcast não têm a intenção de representar uma verdade absoluta, mas sim de estabelecer um diálogo aberto entre todos os agentes envolvidos nesse cenário, ou seja, todos e todas nós.

    Ouvimos congressistas, professores universitários, policiais, da ativa e da reserva, ex-ministros, ativistas e jornalistas, para que as várias vozes sobre o tema se organizem num mosaico que dê conta de tratar do assunto com seriedade e profundidade. A premissa de nossa pesquisa sonora é entender nuances e propor saídas que fortaleçam a polícia, a democracia e a sociedade.

    Episódios

    #01 O Policialismo

    O aumento de militares ocupando cargos públicos e concorrendo nas eleições vem provocando um debate polêmico, porém importante, sobre a politização da polícia e como isso pode afetar nossas vidas.
    No primeiro episódio de “Policialismo”, apresentamos elementos essenciais deste fenômeno e as interações entre eles: as greves de policiais, os policiais-celebridade, as milícias, a participação de policiais em eleições e outros elementos que têm chamado cada vez mais a atenção de pesquisadores, políticos e policiais. Também discutimos se o conjunto de comportamentos, valores e ações políticas desvirtuam a perspectiva de uma polícia técnica e profissional, gerando riscos à própria ordem democrática.

    Convidados: Arthur Trindade, Bruno Andrade, Carolina Ricardo, Felippe Angeli, Nadine Anflor, Pablo Nunes e Raul Jungmann | Apresentação: Leandro Demori | Produção: Maremoto

    />

    #02 Segurança como espetáculo e os policiais-celebridades

    O surgimento das redes sociais abriu um espaço enorme para a visibilidade policial, porém tirou do comando das corporações policiais o controle sobre a exposição de seus profissionais, gerando desafios, como o de estabelecer os limites da liberdade de expressão desses profissionais na internet. 

    No segundo episódio de “Policialismo”, falaremos sobre a espetacularização da violência, que aborda desde programas policiais da década de 1990 até o fenômeno atual dos policiais celebridades, questões que representam uma dimensão de entretenimento ligado ao Policialismo.

    Convidados: Alexandre Pereira da Rocha, Coronel Camilo, Fábio Vasconcellos, Coronel Glauco, Nadine Anflor e Sérgio Spagnuolo | Apresentação: Leandro Demori | Produção: Maremoto

    />

    #03 Policial ou político?

    Em uma democracia, todas as categorias precisam e devem ter voz e direito à participação política. Porém, no caso das forças de segurança, é preciso entender como acontece essa participação, os riscos para a sociedade, para os próprios policiais e para as instituições de segurança. 

    Neste terceiro episódio de “Policialismo", primeira temporada do podcast "A sua segurança é pública”, discutiremos as possibilidades e os desafios para a regulamentação da participação política de membros das forças de segurança e de outras carreiras de Estado.

    Convidados: Arthur Trindade, Bruno Andrade, Bruno Manso, Carolina Ricardo, Contarato, Coronel Camilo, Felippe Angeli, Jacqueline Muniz, Marcelo Freixo, Pablo Nunes e Raul Jungmann | Apresentação: Leandro Demori | Produção: Maremoto

    />

    #04 Como proteger a polícia da política?

    Ao longo da primeira temporada do podcast “A sua segurança é pública”, apresentamos e analisamos o fenômeno do “policialismo” e os elementos que o compõem. Buscamos debater com especialistas e policiais que apresentam opiniões diversas sobre o tema, para num mosaico trazer alguma luz sobre o que seria o “policialismo”.

    No episódio final, falaremos sobre como as possíveis soluções e modelos podem prevenir a contaminação política da segurança pública, protegendo a polícia da política e resguardando a política da polícia.

    Convidados: Bruno Andrade, Carolina Ricardo, Coronel Camilo, Coronel Euller, Coronel Glauco, Jacqueline Muniz, Leonel Radde, Nadine Anflor e Pablo Nunes | Apresentação: Leandro Demori | Produção: Maremoto

    />

    #05 Policialismo e democracia

    Com a aproximação das eleições, e a preocupação crescente com manifestações de atores relevantes quanto ao respeito ao resultado do pleito, o Sou da Paz realizou, no início de agosto, um debate entre atores governamentais e da sociedade civil sobre a possibilidade de que a politização das polícias colabore com iniciativas antidemocráticas durante o período eleitoral. O evento foi gravado e apresentamos aqui trechos dessa discussão.

    Neste episódio extra, refletimos sobre a defesa das eleições de outubro em relação aos riscos associados ao policialismo. Num país com tantos episódios de intervenção militar - e também policial - na democracia, mais do que simplesmente imaginar o que pode ocorrer, é importante pensar caminhos para monitorar os riscos, prevenir ataques ao processo eleitoral e desenhar protocolos de atuação caso distúrbios sejam observados.

    Convidados: Alexandra Montgomery, Bettina Barros, Carolina Ricardo, Cecília Oliveira, Conrado Hubner Mendes, Fernanda Mena, Leandro Demori, Melina Risso, Theo Dias, Vidal Serrano Nunes Júnior | Apresentação: Felippe Angeli | Produção: Maremoto

    Episódios