CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Envie seu pedido de informação ou entrevista, com prazo, para
imprensa@soudapaz.org


    MATÉRIAS

    Guia Copa Segura apresenta recomendações a gestores municipais

    Matéria publicada no site do Banco Interamericano de Desenvolvimento, no dia 18 de julho de 2013.

    Cuiabá – O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em parceria com o Instituto Sou da Paz, lançaram hoje o “Guia Copa Segura”, com diretrizes metodológicas para uma participação ativa das cidades na segurança e prevenção da violência, tendo como premissa o desenvolvimento de ações sustentáveis no longo prazo para que se estabeleça um legado social de segurança cidadã em virtude da Copa 2014.

    Além das 12 cidades-sede, outras 184 foram definidas como destinos turísticos durante o evento e perceberão um aumento significativo de visitantes. Neste contexto, as prefeituras podem articular diferentes instituições dos três entes federativos que atuam em seu território, além da sociedade civil e setor privado, o que permite aos gestores liderarem processos que envolvem diferentes instituições.

    “Sendo o município a instância mais próxima da realidade local, é ele que tem condições de articular a comunidade, as polícias e desenvolver projetos de ocupação do espaço público para organizar uma copa mais segura”, disse Carolina Ricardo, coordenadora de sistemas de justiça e segurança pública do Instituto Sou da Paz.

    Dessa forma, o guia recomenda três elementos essenciais, entre outros: integração entre municípios e estados; utilização do espaço público para o desenvolvimento de uma cultura de paz; e prevenção da criminalidade e policiamento. A parceria com estados permite não só a obtenção de recursos financeiros, como também que as ações de segurança das prefeituras estejam integradas com as estratégias que serão desenvolvidas pelas polícias e pelo governo federal.

    “O objetivo é possibilitar que as experiências positivas na organização de grandes eventos, como o carnaval e a festa de Parintins, e projetos que priorizam a segurança cidadã, como o da cidade de Canoas (RS), sejam replicados em outros municípios”, afirma Renato Sergio de Lima, sociólogo conselheiro do FBSP. “Ações que elevam a segurança e, ao mesmo tempo, melhoram as condições de vida da população nessas cidades, conectando a segurança pública com o desenvolvimento e a integração social”, completa.

    Atividade esportiva para envolver a juventude

    O guia recomenda a atividade esportiva como estratégia para envolver a juventude, aproveitando o momento para colocar em prática políticas públicas de esporte como forma não apenas de ampliar a participação da população no evento, mas também promover mais saúde, bem estar, qualidade de vida e principalmente a prevenção da violência por meio da ocupação pacífica dos espaços públicos da cidade.

    No tocante à prevenção a recomendação é compartilhar as ações da prefeitura com a Polícia Militar. Um exemplo é a fiscalização da venda de álcool, que é um importante fator de riscos para a violência. Além disso, o trabalho integrado permite uma rica toca de informações que pode ser central no sucesso da estratégia de segurança.

    A representante do BID no Brasil, Daniela Carrera-Marquis, reforçou a importância do legado social da Copa 2014. “Esperamos que as cidades encontrem no guia sugestões eficazes para a melhoria das condições de segurança cidadã antes, durante e depois da Copa, para que se viabilize mais crescimento com redução da desigualdade social” disse.

    O guia contou com a participação de 16 secretários estaduais de segurança assim como especialistas, acadêmicos e representantes de forças policiais e de inteligência envolvidas no processo de organização da Copa 2014. O lançamento aconteceu durante o Sétimo Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, na cidade de Cuiabá. O material está disponível para download e será distribuído a todas as cidades envolvidas no mundial.

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações